O urubu-de-cabeça-preta é uma ave da família Cathartidae, seu nome científico é Coragyps atratus e em inglês ele é conhecido como Black Vulture.
Popularmente conhecido também como urubu-comum, corvo, urubu-preto e apitã. Os urubus não possuem siringe, ou seja, não conseguem “cantar”. Eles apenas conseguem fazer alguns barulhos.
É uma das aves mais comuns em todo território Brasileiro. Pode ser encontrado também em outros países da América do Sul e na região central dos Estados Unidos.
Seu habitat é em locais com pouca vegetação, como as margens dos bosques, beira de rios ou do mar, zonas urbanas e em aterros sanitários. Vive em todo tipo de ambiente associado à presença humana.
Características físicas do urubu-de-cabeça-preta
Possui de 56 a 76 centímetros de comprimento, pesa entre 1 quilo e meio a 3 quilos. A envergadura de suas asas atinge de 150 à 170 centímetros. A fêmea é sempre maior e mais pesada.
Tem a pele da cabeça e do pescoço totalmente nua. As penas são predominantemente pretas, no entanto, abaixo das asas existem penas brancas que são observadas durante o voo e quando o indivíduo toma banho de sol.
Os pés, pernas e o bico são cinzas claro, seus olhos são castanhos.
Os filhotes de urubu-de-cabeça-preta quando nascem têm a penugem bege escura.
Seu bico é reto e azul-escuro, porém, após 3 semanas a plumagem se torna branco rosado, com uma faixa negra em torno da cabeça, e com pernas azuis.
Com um mês de vida a sua plumagem já se torna castanho claro com algumas penas pretas.
Aos dois meses de vida a sua transformação para a plumagem adulta já se completa.
O urubu-de-cabeça-preta é o abutre mais agressivo entre os urubus menores, especialmente quando está disputando sua comida.
Seu olfato não é muito apurado, mas sua visão é espetacular, e muitas vezes segue outros, como o urubu-de-cabeça-vermelha para poder localizar o seu alimento.
Durante o voo está espécie pode ser identificada através do formato mais curto e arredondado das asas, com a ponta mantida um pouco à frente da cabeça.
É uma ave com enorme capacidade de planar, utiliza as correntes termais para elevar-se e alcança até 2.800 m de altitude.
A expectativa de vida do urubu, em criações, é de 30 anos, já na natureza sobrevivem pouco mais de 5 anos devido a forte concorrência por alimentos.
Alimentação do urubu-de-cabeça-preta
Esta é uma espécie saprófaga, ou seja, se alimenta de animais mortos e em decomposição. Mas também come sementes de palmeira pupunha e cocos.
Quando encontra ninhos descuidados, não hesita em comer os ovos ou os filhotes que ali possam estar. Quando existe pouco alimento disponível ele pode comer frutas.
Não dispensa a oportunidade de caçar filhotes de tartaruga e de outras aves.
Seu sistema digestivo é muito eficaz graças ao seu ácido estomacal que é capaz de digerir nervos, cartilagens e ossos.
Ele possui importante papel na natureza, ajudando na remoção das carcaças.
Reprodução do urubu-de-cabeça-preta
Ele procria uma vez por ano, onde a fêmea de urubu-de-cabeça-preta colocará 2 ovos brancos azulados e manchados de marrom.
Os ninhos são feitos em buracos ocos de árvores mortas desde a base até o topo, mas também no solo, em meio ao mato, entre pedras e outros locais abrigados, geralmente com incidência de árvores.
A incubação é feita pelos pais e demora de 38 a 48 dias. O casal alimenta regurgitando o alimento e cuida dos filhotes até que estes são capazes de alimentar-se sozinhos, isto leva de 10 a 12 semanas.
Saiba Tudo Sobre o urubu-de-cabeça-preta
Como baixar ou ouvir cantos de urubu-de-cabeça-preta
Não é bem um canto, mas sim uma vocalização de chamado. Você pode baixar o canto do urubu-de-cabeça-preta em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.