Saiba Tudo Sobre o Beija-flor-de-orelha-violeta

O beija-flor-de-orelha-violeta possui o nome científico de Colibri serrirostris e pertence a família Trochilidae. Em inglês ele é chamado de White-vented Violet-ear e aqui no Brasil também é conhecido como beija-flor-do-canto e colibri-de-canto. Eles costumam cantar durante boa parte do dia para alertar outros pássaros sobre a sua presença, demarcando assim seu território, e daí surgiram seus outros nomes populares.

Saiba Tudo Sobre o beija-flor-de-orelha-violeta

Distribuição do beija-flor-de-orelha-violeta

Este beija-flor pode ser encontrado desde a Bahia e sul do Piauí até o norte de Santa Catarina. Também já foram avistados no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul além de países vizinhos como a Bolívia, o Paraguai e o norte da Argentina. Tem preferência por viver em áreas de cerrados, campos de altitude, campos rupestres, matas de galeria, bordas de florestas e áreas urbanas. Um dos seus principais predadores é o gavião-miúdo.

Características físicas do beija-flor-de-orelha-violeta

Quando adultos medem cerca de 15 centímetros e pesam cerca de 7 gramas. Ele faz juz ao seu nome por conta das penas de cor violeta que ficam próximas à orelha e que brilham quando estão sob a luz do sol. Essas penas podem ficar levantas e acabam lembrando um par de orelhas. A espécie possui um dimorfismo sexual bem aparente uma vez que a a fêmea possui coloração diferente do macho, com um verde do corpo mais esbranquiçado, e não tem essa orelha violeta. O macho também possui penas de tons de roxo no peito e na ponta das asas.

Alimentação do beija-flor-de-orelha-violeta

Sua alimentação é composta principalmente de néctar que consegue em uma grande variedade de flores e de pequenos insetos como formigas e aranhas.

Reprodução do beija-flor-de-orelha-violeta

Na época de acasalamento o macho fica voando ao redor da fêmea, cantando e eriçando as penas de suas “orelhas”, até que consiga conquistá-la. Eles irão construir um pequeno ninho em formato de tigela utilizando-se de gravetos pequenos, fibras vegetais, paina e teias de aranha. Geralmente o ninho é fortemente fixado em galhos de arbustos que ficam a poucos metros do chão. A fêmea será a única responsável por tomar conta dos filhotes, que geralmente serão 2 em cada ninhada.

Como baixar ou ouvir cantos do beija-flor-de-orelha-violeta

Você pode baixar o canto do beija-flor-de-orelha-violeta em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do beija-flor-de-orelha-violeta

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!