Saiba Tudo Sobre o Pixoxó

O pixoxó possui o nome científico de Sporophila frontalis. Ele pertence a família Thraupidae e em inglês é chamado de Buffy-fronted Seedeater. Este pássaro também é conhecido como chanchão, xexéu (Santa Catarina), catatau, pichochó, chachá e estalador. Infelizmente é cada vez mais difícil encontrá-lo na natureza, e isso se deve a captura ilegal, principalmente por parte de criadores que buscam pelo seu lindo canto. Conheça mais alguns papa-capins.

saiba tudo sobre o pixoxó

Distribuição do pixoxó

Na natureza ele está presente do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. É raro encontrá-lo em matas densas. É mais comum encontrá-lo em taquarais da Mata Atlântica, tanto em montanhas quanto na encosta. Apesar de ser um pássaro raro, ele pode se tornar localmente abundante durante a frutificação da taquara.

Características do pixoxó

Este pássaro mede cerca de 13 centímetros de comprimento, pesando entre 19 gramas e 21 gramas. Ele é o maior pássaro entre os papa-capins. Uma das grandes diferenças da espécie está na grande região da mandíbula. Ele apresenta uma grande variação na cor de suas penas. Ele é maioritariamente de plumagem na cor verde-oliva claro ou bege nas partes superiores, com duas barras de cor branco amarelada nas laterais de suas asas.

A cabeça das aves apresenta tons mais escuros. Já a garganta, especialmente nos machos adultos, é mais esbranquiçada. As fêmeas de pixoxó e os machos jovens não possuem a listra branca próximo aos olhos, nem possuem o padrão de cabeça tão evidente.

Alimentação do pixoxó

O pixoxó é um pássaro granívoro, ou seja, ele basicamente come sementes. Daí vem o “apelido” dele e diversos outros pássaros de sua família, que é papa capim.

Reprodução do pixoxó

Ele se reproduz a partir de agosto, conseguindo ter de 2 a 4 ninhadas por ano, e em cada ninhada terão de 2 a 3 ovos. Os filhotes de pixoxó nascem após 13 dias do inicio do choco e a fêmea irá contar com a ajuda do macho para poder cuidar dos recém nascidos.

Canto do pixoxó

O canto do pixoxó é facilmente identificado pela inconfundível vocalização dos indivíduos machos, que segundo especialistas se assemelha ao som de um forte pulso elétrico.

Como baixar ou ouvir cantos do pixoxó

Você pode baixar o canto do pixoxó em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do pixoxó

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!