O pixoxó possui o nome científico de Sporophila frontalis. Ele pertence a família Thraupidae e em inglês é chamado de Buffy-fronted Seedeater.
Este pássaro também é conhecido como chanchão, xexéu (Santa Catarina), catatau, pichochó, chachá e estalador.
Infelizmente é cada vez mais difícil encontrá-lo na natureza, e isso se deve a captura ilegal, principalmente por parte de criadores que buscam pelo seu lindo canto.

Página de Conteúdos
Distribuição do pixoxó
Na natureza ele está presente do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. É raro encontrá-lo em matas densas. É mais comum encontrá-lo em taquarais da Mata Atlântica, tanto em montanhas quanto na encosta.
Apesar de ser um pássaro raro, ele pode se tornar localmente abundante durante a frutificação da taquara.
Características do pixoxó
Este pássaro mede cerca de 13 centímetros de comprimento, pesando entre 19 gramas e 21 gramas. Ele é o maior pássaro entre os papa-capins.
Uma das grandes diferenças da espécie está na grande região da mandíbula. Ele apresenta uma grande variação na cor de suas penas.
Ele é maioritariamente de plumagem na cor verde-oliva claro ou bege nas partes superiores, com duas barras de cor branco amarelada nas laterais de suas asas.
A cabeça das aves apresenta tons mais escuros. Já a garganta, especialmente nos machos adultos, é mais esbranquiçada.
As fêmeas de Estalador e os machos jovens não possuem a listra branca próximo aos olhos, nem possuem o padrão de cabeça tão evidente.
Alimentação do pixoxó
O Pichochó é um pássaro granívoro, ou seja, ele basicamente come sementes. Daí vem o “apelido” dele e diversos outros pássaros de sua família, que é papa capim.
Em criações eles são alimentados com rações ou misturas de sementes, que são facilmente encontradas clicando aqui.
Reprodução do pixoxó
Ele se reproduz a partir de agosto, conseguindo ter de 2 a 4 ninhadas por ano, e em cada ninhada terão de 2 a 3 ovos.
Os filhotes de Pichochó nascem após 13 dias do inicio do choco e a fêmea irá contar com a ajuda do macho para poder cuidar dos recém nascidos.
Canto do pixoxó
O canto do chanchão é facilmente identificado pela inconfundível vocalização dos indivíduos machos, que segundo especialistas se assemelha ao som de um forte pulso elétrico.
Apesar do nome comum, ele é bem diferente do xexéu. Por outro lado, olhares menos atentos podem o confundir com um trinca-ferro.
Saiba Tudo Sobre o pixoxó
Como baixar ou ouvir cantos do pixoxó
Você pode baixar o canto do pixoxó em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.