Saiba Tudo Sobre a Juriti-pupu

O juriti-pupu possui o nome científico de Leptotila verreauxi. Ele pertence a família Columbidae e em inglês é conhecido como White-tipped Dove. Ela também é conhecida como pu-pu, especialmente no Rio Grande do Sul. É uma espécie bem arisca e de difícil observação, sendo que geralmente pode-se notar sua presença por conta do canto, que é bem semelhante ao da juriti-gemedeira (Lepitotila rufaxilla).

Saiba Tudo Sobre a Juriti-pupu

Distribuição da juriti-pupu

Esta ave está amplamente distribuída, sendo possível encontrá-la desde o sul dos dos Estados Unidos até a Argentina. Ela apresenta diversas subespécies ou raças regionais em cada país que é encontrada. No Brasil podemos vê-las em áreas de matas, capoeiras e cerradões, em todos os estados. Ao contrário da Juriti-gemedeira ela pode ser encontrada fora da mata fechada em algumas oportunidades. Também é relativamente comum ser encontrada em áreas urbanas, ao contrário da pomba-amargosa.

Características físicas da juriti-pupu

Este juriti é um pouco maior que as rolinhas, medindo entre de 25 a 29 centímetros e pesando de 165 a 210 gramas. Suas penas são amarronzadas, com o peito mais claro e cabeça cinzenta. Sua principal característica é a nuca azulada.

Alimentação da juriti-pupu

O pássaro tem costume de se alimentar com grãos, pequenos frutos, brotos e folhas macias. O juriti-pupu tem costume de ficar um bom tempo pousado no solo, forrageando em busca de alimentos. Costuma ficar em galhos mais baixos apenas quando sentisse assustada.

Reprodução da juriti-pupu

São aves monogâmicas, que geralmente vivem aos pares. Possui um dimorfismo sexual bem discreto. O ninho é muito simples, sendo geralmente construído no chão ou em árvores pequenas, como a do café. Ele é feito com gravetos “largados”, dando apenas uma forma circular, de forma a delimitar o local. Ele também não conta com qualquer tipo de forro, como folhas e penas. A fêmea de juriti-pupu fará a postura de 2 ovos que serão incubados por aproximadamente 14 dias. Ela contará com a ajuda do macho para criar os filhotes de juriti-pupu.

Canto do juriti-pupu

Sua vocalização é um melancólico “pu-pupupu…pupu”, com um intervalo aproximado de 10 segundos. Essa distância entre os cantos é uma forma de distingui-la da Juriti-gemedeira, já que esta última canta com intervalos entre 3 e 6 segundos.

Como baixar ou ouvir cantos de juriti-pupu

Você pode baixar o canto da juriti-pupu em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da juriti-pupu

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!