Saiba Tudo Sobre o Trinca-ferro

O trinca-ferro, cujo nome científico é Saltator Similis pertence a família Thraupidae e em inglês é conhecido como Green-winged Saltator. Sua criação é enorme, pois ele é um dos pássaros silvestres mais apreciados pelo Brasileiro, especialmente pelo seu canto. Na natureza ele é encontrado da Bahia até o Rio Grande do Sul.

Trinca Ferro: Guia Completo de Criação e Reprodução Com Fotos

Devido a sua grande distribuição o Trinca Ferro acabou se dividindo em 8 formas de pássaros do gênero “Saltator”. Todas são praticamente iguais. Ele também acabou recebendo outros nomes, como bico-de-ferro, tempera-viola, pipirão, estevo, papa-banana, titicão, tia-chica, chama-chico e joão-velho. Eles vivem à beira da mata, tanto nas baixadas como nas montanhas.

Características físicas do trinca-ferro

Este pássaro têm o corpo de cor olivácea. Sua cabeça é acinzentada com a garganta ocre-clara. O peito e abdome são cinzento-oliváceos, lavado de ocre no meio. Chegam a ter cerca de 20 centímetros de comprimento e a pesar por volta de 50 gramas. Não apresentam diferenças visuais entre machos e fêmeas, sendo que o canto do macho é o fator que determina a diferenciação sexual.

É um pássaro extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar no seu domínio, essa característica torna o trinca-ferro um alvo fácil de traficantes de animais.

Leia estes textos para mais informações sobre o trinca-ferro

Canto do trinca-ferro

Ele possui uma siringe, que é o órgão responsável pelo canto, com uma estrutura mais complexa do que as de outras aves, possibilitando assim notas mais elaboradas no seu canto. Praticamente cada região tem um canto do trinca-ferro característico, porém os principais tipos de canto são o Bom dia seu chico, Bom dia tio João, Bom dia seu Valdir, Roncador, Eu sou terrível, Ró, Thirrú, Repetidor, Liro, Fuím, Canto curto(duas notas), Grego Mole, Currucutiu, Tiutiufil, Que que fiz meu Deus e Escuta o que digo. Sendo que estes tipos de canto podem ter um “boi” no final.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 5 votos - Média: 4.8 estrelas

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!



Você gosta de criar pássaros?
Então coloque agora o seu melhor email para receber dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!
Muito Obrigado
Close
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

x