O sanhaço-do-coqueiro é uma ave da família Thraupidae, cujo nome científico é Tangara Palmarum, sendo conhecido em inglês como Palm Tanager.
Popularmente conhecido por sanhaço-de-coqueiro, sanhaço-pardo, Sanhaçu-do-coqueiro e Sanhaçu-verde.
Distribuição do sanhaço-do-coqueiro
Esta espécie pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Brasil, Guiana Francesa, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Trindade, Tobago, Guiana e Suriname.
Seu habitat é em ambientes semiabertos, campos de cultivo, cerrados, pomares, jardins e ambientes arborizados. Sua preferência é viver em locais que haja árvores de palmeiras.
Características físicas do sanhaço-do-coqueiro
Este sanhaço possui 18 centímetros de comprimento e pesa em média 36 gramas. Não apresenta dimorfismo sexual.
Sua plumagem predominante é verde-claro, o dorso é cinza sépia, algumas penas das asas são amareladas, bico cinza e fino. Os pés e pernas são cinzas.
Muito ativo, está sempre junto do seu companheiro e com pequenos grupos de sua espécie.
É bastante arisco e não admite indivíduos de outra espécie no seu território, cantando forte para tentar intimidar o oponente.
Alimentação do sanhaço-do-coqueiro
Se alimenta de frutas maduras como banana, mamão, goiaba, fruto da umbaúba, maçã, caqui, pitanga e acerola. Entre os legumes preferidos podemos destacar a cenoura, beterraba e o pepino.
As verduras principais são escarola, serralha e couve. Os alimentos vivos preferidos são larvas de tenébrios, aranhas, minhocas, insetos como cupins, formigas aladas, suiriri e por fim também come néctar.
Também pode ser oferecida ração para pássaros frugívoros.
Reprodução do sanhaço-do-coqueiro
A maturidade sexual é atingida aos 12 meses de vida. O período de reprodução é na primavera e verão. O ninho é feito pelo casal, tem a forma de um cesto aberto, geralmente feito em árvores de palmeiras.
Os materiais utilizados são folhas largas e secas, revestido de fibra de sisal, fibra de coco e raiz de capim.
A postura da fêmea é de, em média, 2 a 3 ovos por ninhada. Eles são de coloração creme ou branca com manchas cinzas, pardas ou negras. A incubação é realizada somente pela fêmea e leva em média 13 a 15 dias.
Os filhotes de sanhaço-do-coqueiro permanecem no ninho por 17 a 20 dias, são alimentos por ambos os pais, através de regurgitação. Aos 35 dias os filhotes se tornam independentes.
Conheça também o sanhaço-papa-laranja!
Saiba Tudo Sobre o sanhaço-do-coqueiro
Como baixar ou ouvir cantos do sanhaço-do-coqueiro
Você pode baixar o canto do sanhaço-do-coqueiro em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.