Saiba Tudo Sobre o Gaturamo-verdadeiro

O gaturamo-verdadeiro possui o nome científico de Euphonia violacea, pertence a família Fringillidae e em inglês é chamado de Violaceous Euphonia. É conhecido popularmente como tem-tem-de-estrela, bonito-lindo, gaturamo-imitador, gaturamo-itê, guiratã-de-coqueiro, gaturama, tem-tem-verdadeiro, guipara, gaipava, guriatã e guriatã-de-bananeira. São aves dóceis e sociais e podem ser vistos em pequenos grupos grupos familiares. Às vezes se misturam com outras espécies para desfrutar dos alimentos. Veja também informações sobre o beija-flor.

Gaturamo-verdadeiro

Distribuição do gaturamo-verdadeiro

Esta ave é encontrada nas Guianas, Venezuela, Paraguai e Argentina. No Brasil há registros da presença da espécie em praticamente todos os estados. Seu habitat preferencial é em florestas, locais arbóreos e úmidos, jardins, parques, pomares, no meio urbano em árvores densas, plantações de cacau e citrinos.

Características físicas do gaturamo-verdadeiro

Eles medem cerca de 12 centímetros de comprimento e pesam aproximadamente 15 gramas. A espécie apresenta dimorfismo sexual. Os machos tem o dorso preto brilhoso com reflexos de azul-violeta, enquanto a parte inferior é de um amarelo forte. As penas externas da cauda e no topo da cabeça têm manchas pérolas. As fêmeas são num tom verde-oliva-escura, com o rosto e partes inferiores amarelo claro.

Alimentação do gaturamo-verdadeiro

O Gaturamo possui uma peculiaridade. Seu sistema digestivo é ineficiente e a capacidade de aproveitamento dos nutrientes é pequena. Eliminando através da fezes os alimentos pouco tempo após ser ingerido.

É uma espécie frugívora e insetívora, ou seja, alimenta-se de frutas, legumes e verduras, tais como maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana, cenoura, beterraba, escarola, serralha e couve. O alimento vivo mais apreciado, especialmente em cativeiro, é o tenébrio-molitor.

Quando o pássaro for cuidado em cativeiro a alimentação oferecida não pode ser grosseira, portanto a ração deve ser processada e moída para que haja uma melhor absorção pelo organismo. Procure por uma boa ração para pássaros frugívoros que seu pássaro ficará bem servido.

Reprodução do gaturamo-verdadeiro

A maturidade sexual é iniciada aos 12 meses, o período de acasalamento é na estação da primavera e verão. Os ninhos são construídos em cavidades em troncos, os materiais utilizados são o musgo, fibras folhas secas, fibra de sisal, fibra de coco e raíz de capim. Raramente utilizam ninhos abandonados por outra espécie. A fêmea de gaturamo-verdadeiro fará postura é de 2 a 5 ovos, que possuem a coloração branca com pintas vermelha.

Normalmente o casal irá fazer 2 a 3 posturas por temporada, sendo que os ovos são incubados por 15 dias. Somente a fêmea faz a incubação, no entanto o filhote de gaturamo-verdadeiro será alimentados pelo casal até ficarem prontos para viverem sozinhos, aproximadamente aos 35 dias de vida.

Gaturamo-verdadeiro Fêmea

Canto do gaturamo-verdadeiro

Uma espécie habilidosa no requisito imitação. O macho adulto de gaturamo-verdadeiro pode vocalizar em pouco tempo, o canto de 10 a 16 espécies de aves diferentes. São imitações perfeitas, embora sua capacidade vocal seja mais suave. As aves mais imitadas são os gaviões, o sabiá laranjeira, a andorinha serradora e o pardal.

Como baixar ou ouvir cantos de gaturamo-verdadeiro

Você pode baixar o canto do gaturamo-verdadeiro em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do gaturamo-verdadeiro

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!