Saiba Tudo Sobre o Sabiá-laranjeira

O sabiá-laranjeira, cujo nome científico é Turdus Rufiventris, pertence a família Turdidae. Em inglês é conhecido como Rufous-bellied Thrush. Desde 2002 é a ave símbolo do Brasil, isto por conta da sua imensa popularidade no país, seja entre os apaixonados por pássaros e também por muitos poetas e compositores.

Ele também é conhecido como Sabiá Peito-Roxo, Sabiá Gongá, Sabiá Vermelha e Sabiá Amarelo. A criação de sabiá-laranjeira é muito difundida pelo país, especialmente devido ao seu canto melodioso. Vale lembrar que somente criadores com registro no IBAMA poderão ter estes belos pássaros em casa. Ele é uma das espécies de Sabiá mais conhecidas e apreciadas no Brasil.

Distribuição do sabiá-laranjeira

Ele gosta de viver em ambientes abertos como bordas de matas, pomares, capoeiras, entorno de estradas, praças e quintais. Busca sempre ficar perto de locais com água abundante. A espécie é encontrada em praticamente todos os estado litorâneos, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Sua distribuição ocorre em quase todo o território brasileiro à exceção da floresta amazônica.

Saiba Tudo Sobre a Criação de Sabiá Laranjeira

Características físicas do sabiá-laranjeira

Mede aproximadamente 25 centímetros de comprimento. Sua plumagem é parda, com exceção da região do ventre, que destacada pela cor vermelho-ferrugem, levemente alaranjada. Seu bico é  amarelo-escuro. Não há dimorfismo sexual,ou seja, ambos são iguais. A fêmea também canta, mas numa frequência bem menor que o macho. Se bem cuidado, chegam a viver de 25 a 30 anos.

Alimentação do sabiá-laranjeira

Na natureza o sabiá-laranjeira possui uma alimentação farta e pouco específica. Ele pode comer desde vermes e minhocas até frutas como mamão, banana e amora.

Já em uma criação de sabiá-laranjeira a alimentação básica poderá ser uma boa ração própria para a espécie. Tal ração é facilmente encontrada em lojas de produtos para animais, complementada com frutas como maçã, pera, banana e mamão. Na época da reprodução é importante oferecer larvas de tenébrio para a fêmea.

Alimentação do Sabiá Laranjeira

Quando o sabiá-laranjeira estiver com filhotes no ninho deve-se fornecer uma alimentação especial. Além dos alimentos já falados, dê 5 larvas de tenébrio e/ou minhocas pela manhã e outras 5 a tarde. Além disto uma boa farinhada a base de ovo e frutas deve estar sempre a disposição. Isso irá garantir uma boa fonte de vitaminas e minerais que garantirão que os filhotes cresçam rapidamente e com saúde.

Uma boa alimentação irá melhorar o desempenho durante a época de reprodução do sabiá-laranjeira. Também é importante deixar na gaiola um pouco de farinha de ostras, ou outro produto semelhante, que será uma excelente fonte de cálcio para que as fêmeas não tenham problemas na hora da postura. Deixe sempre água limpa e fresca a disposição dos pássaros.

Vale lembrar que a ração deverá ser para pássaros frugívoros.

Acasalamento do sabiá-laranjeira

Antes de falar sobre como reproduzir o sabiá-laranjeira em cativeiro, devemos falar sobre a necessidade de se ter o registro junto ao IBAMA. Sem este registro você não poderá ter os pássaros, portanto, procure mais informações sobre o assunto.

No período de reprodução do sabiá-laranjeira, eles procuram uma fêmea, e juntos vão escolher o local aonde irão fazer o seu ninho. Tais ninhos são construídos basicamente de gravetos e folhas finas, chegando a ser reforçado por barro quando necessário. O ninho é geralmente feito em forquilhas de árvores de porte médio. A criação de sabiá-laranjeira vem aumentando gradualmente no Brasil.

Reproduzir o Sabiá Laranjeira

Na natureza, normalmente o sabiá-laranjeira se reproduz entre os meses de setembro e janeiro, portanto você pode seguir estes meses em sua criação. Com cerca de 12 meses de idade os pássaros estão prontos para o acasalamento. A fêmea normalmente faz 03 posturas por ano, botando de 2 a 3 ovos em cada uma, podendo tirar de 6 a 9 filhotes por temporada.

O filhote nasce aos treze dias depois de a fêmea deitar e começa a sair do ninho também aos treze dias de idade, podendo ser separado da mãe com 35 dias. Quando está em processo de reprodução torna-se territorial, demarcando uma área geográfica, não aceitando a presença de outras aves da mesma espécie.

Onde acasalar este Sabiá em casa?

Para poder acasalar o sabiá-laranjeira você precisa de uma gaiola ou viveiro de tamanho adequado. Desta forma eles poderão viver bem e com saúde. A gaiola deve ter no mínimo 1 metro de comprimento po 45 centímetros de largura e profundidade. Coloque-a preferencialmente em um local que receba sol pela manhã.

Após o inicio do processo de acasalamento deve-se evitar a movimentação da gaiola e a colocação de objetos estranhos dentro dela, pois estes pássaros assustam-se facilmente, podendo vir a se machucar.

Sempre limpe recipientes de água e comida, trocando-os diariamente, bem como a gaiola. Evite locais com calor excessivo e exposição a correntes de ar.

O Canto do sabiá-laranjeira

O canto da sabiá-laranjeira é muito apreciado pelos amantes de pássaros, assemelhando-se ao de uma flauta tocada melodiosamente. A vocalização do canto é monótona, sendo comparada a uma espécie de dialeto, com notas e repetições específicas. Tal canto pode ser escutado até a 1 quilômetro de distância e tenha certeza que escutar um sabiá cantando é uma fonte de alegria e tranquilidade.

O sabiá-laranjeira pode ficar cantando e repetindo a melodia por dois minutos sem parar. Quando filhotes podem imitar o canto de outros pássaros que estejam próximos. Isso não é indicado, já que poderão acabar ficando com o canto imperfeito, uma vez que acabam misturando seu canto aos de outros Pássaros.

Baixar Cantos de Sabiá Laranjeira

Este Sabiá canta principalmente ao alvorecer e à tarde, sendo que o canto serve para demarcar território e, no caso dos machos, para atrair a fêmea na época da reprodução.

A fêmea também canta, mas numa frequência bem menor que o macho. O canto do sabiá-laranjeira varia de acordo com a região onde o mesmo encontra-se.

Devido a ser um grande cantor o Sabiá acabou ganhando alguns “inimigos” na cidade de São Paulo. Ele costuma começar a cantar por volta das 3 horas da madrugada e acaba acordando algumas pessoas. Isso acabou sendo assunto de diversas matérias na internet.

Existe uma lenda indígena que fala que quando uma criança ouve o canto da Sabiá durante a madrugada e no início da primavera ela será abençoada com muita paz, amor e felicidade.

Saiba Tudo Sobre o sabiá-laranjeira

Baixar Canto de sabiá-laranjeira

Existem diversos CDs de canto de sabiá-laranjeira a venda em lojas especializadas. Você pode aproveitar para baixar cantos de sabiá-Laranjeira em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto de sabiá-Laranjeira

Canto de sabiá-laranjeira Canto 38

Canto do sabiá-laranjeira

sabiá-laranjeira Fêmea Chamando

Canto de sabiá-laranjeira Aguirre

Canto de sabiá-laranjeira Piedade Senhor

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!