O tico-tico-rei-cinza possui o nome científico de Coryphospingus pileatus pertence a família Thraupidae e em inglês é chamado de Pileated Finch.
Ele também é conhecido como abre-fecha, maria-fita (Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba), cravina, galinho-da-serra, batalha, tico-tico-do-sertão, tico-tico-rei, primavera (Rio Grande do Norte), galo-de-campinha (norte da Bahia), cristinha (interior da Bahia), sibispo, soldadinho e tico-tico-de-mato-virgem (Minas Gerais).
Distribuição do tico-tico-rei-cinza
Seu habitat é na caatinga, mata seca e restinga. No Brasil, ocorre nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, sendo encontrado ainda na Venezuela e Colômbia.
Características do tico-tico-rei-cinza
Quando adulto ele mede cerca de 14 centímetros de comprimento, pesando entre 12 e 18 gramas. O tico-tico-rei-cinza macho possui uma coroa de penas negras, com um risco vermelho vibrante que nem sempre fica exposto.
Essa coroa fica muito bonita quando a ave está com as penas levantadas.
As penas de seu corpo são cinzas, sendo que a parte superior é num tom cinza mais escuro, já as porções inferiores do corpo, como garganta, peito, ventre e crisso possuem uma tonalidade mais clara.
Os olhos são bem negros e possuem um anel branco ao seu redor. A fêmea se diferencia do macho pois ela não possui a coroa preta e as penas vermelha.
As aves imaturas possuem as penas do peito e os flancos com forte estriado escuro e o restante da plumagem bastante semelhante a plumagem da fêmea da espécie.
Alimentação do tico-tico-rei-cinza
É uma ave basicamente granívora, ou seja, sua alimentação é composta por sementes. Ele também come pequenos insetos e outros artrópodes.
Costuma ficar pelo chão ou pousado em pequenos arbustos, sempre a procura de alimento.
Na caatinga costuma se reunir em grandes bandos, que saem a procura das poucas fontes de água existentes.
Pode ser mantido em gaiolas com 30 centímetros de comprimento por 35 de altura e 25 de profundidade, ou em viveiros arborizados.
É comum oferecer sementes, rações e outros produtos de canários para o tico-tico, confira clicando aqui.
Reprodução do tico-tico-rei-cinza
A partir de agosto, quando estiverem com pelo menos 10 meses de idade, começa o período de reprodução.
A fêmea de tico-tico-rei-cinza faz o seu ninho em formato de tigela, onde fará a postura de 3 e 5 ovos, geralmente tendo de 2 a 3 ninhadas por ano.
Com cerca de 13 dias os filhotes de tico-tico-do-sertão nascem, e receberão os cuidados do casal.
Esse pássaro é muito parasitado pelo chupim, que come os ovos do tico-tico e bota seus próprios ovos no ninho, deixando que o tico-tico crie os filhotes.
Ele é capaz de se acasalar com o tico-tico-rei-vermelho, produzindo híbridos. Em gaiola costumam não tratar dos filhotes por isso pode ser necessário utilizar ama-seca.
Saiba Tudo Sobre o tico-tico-rei-cinza
Como baixar ou ouvir cantos de tico-tico-rei-cinza
Você pode baixar o canto do tico-tico-rei-cinza em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.