Saiba Tudo Sobre o Tico-tico-rei-vermelho

O tico-tico-rei-vermelho tem o nome científico Coryphospingus cucullatus, é da família Thraupidae e em inglês é chamado de Red-crested Finch. Conhecido também como galo-do-mato, foguinho, tico-tico-rei, vinte-um-pintado, tico-fogo, tico-vermelho, sangue-de-boi , sangrinho e tico-tico-pimenta. Conheça os outros tico-ticos.

tico-tico-rei-vermelho

Distribuição do tico-tico-rei-vermelho

Ele é encontrado na Argentina, Bolívia, Paraguai e Peru e no Brasil (RS, SC, PR, MT, MG e GO. É encontrado com frequência em locais sombreados, tais como pomares, cafezais, capoeiras, cerrados, campos e matas secundárias. O tico-tico-rei-vermelho apresenta um comportamento discreto e solitário, vivendo sozinhos boa parte do ano, juntando-se as vezes, durante a alimentação, com outros pássaros comedores de sementes.

Características físicas do tico-tico-rei-vermelho

O pássaro mede aproximadamente 14 centímetros.  A espécie possui uma coloração marrom escura na parte superior e vermelha nas partes inferiores e na cabeça, especialmente no macho, que apresenta uma coloração intensa e um topete vermelho com uma faixa preta. Tanto o macho quanto a fêmea apresentam uma linha branca em torno dos olhos. A coloração da fêmea de tico-tico-rei-vermelho não tem tanto brilho, além disso, são mais pardacentas e não tem topete. Ele é um belo pássaro, tão lindo quanto o tiê-sangue.

Alimentação do tico-tico-rei-vermelho

Tem como alimento principal ou exclusivo as sementes de plantas e grãos, sendo assim aprecia alpiste, niger, painço e senha, alimento vivo como larvas de tenébrio, farinhada, brotos, verduras, alface, almeirão, chicória, couve, espinafre, rúcula, legumes, milho, pepino e pimentão e frutas, berinjela, jiló, maçã, maxixe, banana e pera, frutos da fruta-de-sabiá ou marianeira, areia mineralizada e do osso de siba.

Reprodução do tico-tico-rei-vermelho

A maturidade sexual do tico-tico-rei-vermelho é atingida aos dez meses, quando a fêmea está pronta para iniciar a postura. Ela irá botar em torno de 3 a 5 ovos, podendo ter 2 ninhadas por temporada reprodução, que costuma coincidir com os meses quentes do ano. Os ovos da espécie são azulados e o período de incubação é 13 dias. O ninho tem o formato de taça entrelaçado com gravetos, fibras e alguns materiais macios. Para a reprodução em cativeiro poderá ser utilizado um ninho de corda, com 10 centímetros de diâmetro. Os pais se revesam para alimentar a prole.

Como baixar ou ouvir cantos de tico-tico-rei-vermelho

Seu canto não é tão bonito, por isso não é tão valorizado entre os criadores de aves, mas ainda sim é procurado devido a grande beleza de sua plumagem. Você pode baixar o canto do tico-tico-rei-vermelho em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do tico-tico-rei-vermelho

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!