Saiba Tudo Sobre o Beija-flor-de-bochecha-azul

O beija-flor-de-bochecha-azul possui o nome científico de Heliothryx auritus e pertence a família Trochilidae. Em inglês ele é chamado de Black-eared Fairy e no Brasil possui outros nomes comuns, tais como beija-flor-de-cabelo-de-sol-de-orelhas-compridas, beija-flor-do-raio-de-sol-de-orelhas-compridas e ainda por beija-flor-fada. É uma espécie de pássaro solitário, raramente se vê uma dupla e nunca em bando.

Saiba Tudo Sobre o beija-flor-de-bochecha-azul

Distribuição do beija-flor-de-bochecha-azul

Essa exuberante espécie de beija-flor pode ser encontrada no Brasil, principalmente em Pernambuco a Santa Catarina, bem como nos estados de Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Amazonas. Ele também está presente na Bolívia, e alguns outros países vizinhos, tais como Colômbia e Venezuela. Tem preferência por viver em áreas de florestas altas e densas, habitando o topo das arvores, de onde raramente descem.

Características físicas do beija-flor-de-bochecha-azul

O macho e a fêmea são distintos em alguns detalhes, mas bem poucos, como por exemplo no tamanho onde a fêmea é maior que o macho e também no tamanho de sua cauda, que é mais comprida. Quando adultos chegam a medir entre 10 a 13 centímetros e pesar 4 a 6 gramas. Seu bico é pontiagudo, reto e preto, e quando aberta sua cauda forma um leque. Ambos têm o peito branco e dorso esverdeado. Suas asas são negras, a lateral da cabeça é azul violeta e a cauda é preta e branca. Esse colorido todo faz com que a espécie seja muito admirada pela sua beleza, sendo belíssimo de se ver durante o voo.

Alimentação do beija-flor-de-bochecha-azul

O beija-flor-de-bochecha- azul se alimenta principalmente do néctar das flores, mas também pode se alimentar de pequenos insetos como aranhas e formigas.

Reprodução do beija-flor-de-bochecha-azul

Quando em época de reprodução a fêmea faz um ninho em forma de xícara e põe geralmente 2 ovos que são brancos. Geralmente esse ninho não ficará a mais de 3 metros do solo. Ela contará com a ajuda do macho que a irá alimentar e também ajudará a proteger o ninho e os filhotes.

Como baixar ou ouvir cantos de beija-flor-de-bochecha-azul

Você pode baixar o canto do beija-flor-de-bochecha-azul em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do beija-flor-de-bochecha-azul

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 3 votos - Média: 4.7 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!