Saiba Tudo Sobre a Maitaca-verde

O maitaca-verde possui o nome científico de Pionus maximiliani e é um pássaro da família psittacidae. Também é conhecida pelos nomes de maitaca-bronzeada, baitaca, maitaca, maitaca-de-maximiliano, maitaca-suia, umaitá e maritaca. Em inglês ela é chamada de Scaly-headed Parrot. Até o presente momento essa ave não se encontrada ameaçada de extinção, no entanto, o comercio ilegal e o desmatamento causado pelo homem tem afetado seu habitat.

Saiba Tudo Sobre a Maitaca-verde

Distribuição do maitaca-verde

Essa ave é encontrada em países como Argentina, Bolívia e no Paraguai. No Brasil ele é encontrado nas regiões centro-oeste, nordeste e sul do país. A maitaca-verde costuma adaptar-se a diferentes locais, sendo encontrado em savanas, galerias, florestas úmidas entre outros habitats. Geralmente o maritaca é encontrado em bandos que variam de 6 a até 50 aves, a depender da quantidade de comida existente no local.

Características físicas do maitaca-verde

Quando adulto ela mede aproximadamente 23 centímetros e pesa entre 230 a 260 gramas. Esse pássaro tem sua plumagem predominante de cor verde, com sua cabeça de cor cinza-azulado, assim como na parte de baixo do seu pescoço. Suas asas são verdes e o seu peito é amarelo. Sua cauda é curta e verde, sendo que as penas abaixo dela são na cor vermelha e seu bico é amarelo. A área ao redor dos seus olhos é ausente de penas.

Alimentação do maitaca-verde

A maitaca-verde é um pássaro que alimenta-se de sementes, frutos, castanhas e pequenos insetos. Um de seus alimentos favoritos é o arroz, por tanto, é bastante comum vê-los em arrozais.

Reprodução do maitaca-verde

A fêmea desse pássaro costuma colocar cerca de 4 ovos, na cor branca, por postura. O casal faz o seu ninho em locais afastado do bando, tais como ocos de árvores, barrancos, entre outros locais com fendas. O ninho dela é feito utilizando raspas de madeira e penas da própria fêmea. O período de incubação leva entre 20 a 25 dias. Durante o dia é o macho quem cuida dos filhotes. Quando alcançam por volta de 60 dias, então os filhotes saem no ninho e começam a viver por conta própria.

Como baixar ou ouvir cantos da maitaca-verde

Você pode baixar o canto da maitaca-verde em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da maitaca-verde

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!