Saiba Tudo Sobre o Coleiro-do-brejo

O coleiro-do-brejo é uma ave da família Thraupidae, cujo nome científico é Sporophila collaris. Ele é conhecido em inglês por Rusty-collared Seedeater. É conhecido popularmente como coleirinha-do-brejo, coleira-do-brejo, pássaro-frade e coleira-do-sertão. É uma ave que aos poucos vem desaparecendo de algumas regiões do Brasil, especialmente devido a captura ilegal.

coleiro-do-brejo

Distribuição do coleiro-do-brejo

Esta espécie está presente do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Paraguai, Uruguai e Argentina. Seu habitat é em pântanos, campos abertos, campos de cultura de grãos, capinzais, brejos de vegetação alta, vive em várzeas alagadas, ambientes aquáticos com vegetação.

Características físicas do coleiro-do-brejo

Mede aproximadamente de 12 centímetros de comprimento e pesa entre 13 a 14 gramas. Existe dimorfismo sexual. O macho possui o peito marrom, asas com penas pretas e marrons, no pescoço há uma faixa preta que lembra uma coleira, a cabeça é preta, branca e marrom. O bico é preto e redondo.

As fêmeas de coleiro-do-brejo têm o corpo todo pardo, as asas são mescladas de pretas, marrom e branco. Os filhotes são pardos, as asas e a cabeça marrom escuro e bico preto. Emite sons rápidos, com poucas oscilações para o agudo e o grave, misturado a sons repetitivos, podendo imitar outras aves.

Alimentação do coleiro-do-brejo

Como todos os demais papa-capins, sua alimentação é basicamente composta por sementes de alpiste, painço amarelo, senha, níger, painço português, grãos, larvas de “besouro de amendoim”, fubá grosso de milho, ração de codorna, mistura a base de ovo cozido, flocos de milho pré-cozidos e farelo de soja tostado.

Reprodução do coleiro-do-brejo

O período reprodutivo é durante a primavera e o verão, sendo que a maturidade sexual se inicia aos 12 meses de idade. A fêmea de coleiro-do-brejo fará de 2 a 4 posturas por temporada, com 2 a 3 ovos em casa uma. A incubação dura cerca de 13 dias, sendo que os filhotes de coleiro-do-brejo poderão ser separados da mãe entre os 35 a 40 dias de vida. Os ninhos são feitos de fibra de sisal, fibra de coco e raiz de capim. O ninho tem um formato oval que lembra de uma xícara.

Canto do coleiro-do-brejo

Esta ave é conhecida por ter um gorjear bem rápido, variando muito pouco tons agudos e graves. Também costuma acrescentar alguns chilreados ao seu canto, bem como é capaz de imitar outras aves.

Como baixar ou ouvir cantos de coleiro-do-brejo

Você pode baixar o canto do coleiro-do-brejo em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto de coleiro-do-brejo

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!