Saiba Tudo Sobre o Corrupião

O pássaro corrupião possui o nome científico de Icterus jamacaii. Ele pertence a família Icteridae e é conhecido em inglês como Campo Troupial. Nomes populares dele incluem joão-pinto, sofrê, concriz, currupião e rouxinol. Esta espécie de pássaro é encontrada nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, em Goiás, Tocantis e no leste do Pará. Seu habitat é na caatinga e zonas descampadas secas, sendo um dos pássaros mais apreciados do Brasil, sendo especialmente criado devido a sua grande beleza e lindo canto.

Pássaro corrupião

Características físicas do corrupião

O corrupião é uma ave de porte médio, que atinge até 23 centímetros de tamanho e pesa entre 45 e 50 gramas. Se bem cuidado poderá viver até 20 anos. Sua plumagem é predominantemente laranja, sendo a cabeça e dorso pretos e as asas com uma parte branca. Os filhotes nascem com a mesma cor dos pais, porém mais fosca. Não há diferença de plumagem entre o macho e a fêmea, por isso só é possível a identificação através do DNA.

Sua personalidade é encantadora quando criado em cativeiro. Ele interage com o dono pulando nos poleiros e cantando. Gosta de pousar em cactos e se deliciar com as flores. Também não dispensa um bom banho nas fontes de água de seu habitat.

Alimentação do corrupião

Este pássaro é onívoro, ou seja, se alimenta de praticamente tudo. Lagartos, insetos, ovos de outros pássaros, plantas, sementes, legumes, verduras, cocos maduros de buriti e seiva as flores do ipê amarelo, das flores do mandacaru, das flores de bromélias, cactáceas e de diversas frutas de pomar fazem parte do seu cardápio. Seu bico é fino, o que facilita inseri-lo dentro das flores, folhas e troncos de árvores, conseguindo assim seu alimento.

Em cativeiro podem comer proteína de soja, camarão e peixe desidratado, aveia em flocos, ovos cozidos, gérmen de trigo, maçã, mamão, laranja, goiaba, banana, jiló, maxixe, berinjela, cenoura, beterraba, escarola, couve, serralha e almeirão!

Reprodução do corrupião

Eles vivem em bandos, separando-se em casais na época de reprodução. Estão prontos a partir dos 18 meses de vida. Normalmente invade outros ninhos para a sua procriação, sendo que sua preferência são os ninhos do bem-te-vi, casaca de couro, joão-de-barro e xexéu. Ele também é capaz de construir seu ninho usando gravetos secos.

Eles irão expulsar os filhotes das outras aves, para tomar posse do ninho, e em seguida irão botar, chocar e cuidar muito bem dos seu próprios filhotes. Geralmente são 2 ou 3 filhotes em cada ninhada. Podem fazer a postura por até 3 vezes por ano. Após 14 dias de incubação os filhotes nascem, assim você poderá começar a separá-los dos pais quando estiverem com cerca de 40 dias de vida

Canto do corrupião

O canto do corrupião é considerado uma verdadeira melodia! Ele também adora imitar cantos de outras aves e alguns conseguem cantar, por exemplo, o hino nacional. Para isso ele deve ter acesso ao hino, para treinarem, que em pouco tempo você terá um corrupião cantando em sua casa.

Saiba Tudo Sobre o corrupião

Como baixar ou ouvir cantos do corrupião

Você pode baixar o canto de corrupião em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do corrupião – Canto Mateiro

Canto do corrupião – Hino Nacional

corrupião Fêmea Piando Para Esquentar Macho

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 7 votos - Média: 4.9 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!