Saiba Tudo Sobre o Bem-te-vi

O bem-te-vi é uma ave que possui o nome científico de Pitangus sulphuratus e pertence a família Tyrannidae. Ele é conhecido em inglês como Great Kiskadee. Esta ave também é conhecida por pituã, pitaguá, puintaguá, bem-ti-vi, bem-te-vi-de-coroa e bem-te-vi-verdadeiro. Ele é um dos pássaros mais comuns do Brasil, sendo encontrado em todo o país.

bem-te-vi

Distribuição do bem-te-vi

Pode ser encontrado em diversos países, como Argentina, Belize, Bermudas, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidade e Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela, ou seja, ele é largamente difundido.

Seu habitat natural é na zona urbana, matas densas e ambientes aquáticos como lagoas , rios e praias. O bem-te-vi é uma ave inteligente e bastante adaptável ao ambiente. Normalmente pousa em postes e topos de árvores, podendo facilmente ser visto cantando em fios de telefone, antenas de televisão, em telhados ou banhando-se em poças de água e montinhos de areia fina, normalmente utilizada para retirar parasitas, como os piolhos.

Características físicas do bem-te-vi

É uma ave de médio porte, medindo entre 22 a 25 centímetros de comprimento e pesando cerca de 60 gramas. Não há dimorfismo sexual nesta espécie, ou seja, tanto macho quanto fêmea tem o dorso pardo e a barriga num tom amarelo vivo, uma listra branca acima dos olhos dá o formato de sobrancelha e a cauda é preta.

O bico é preto, achatado, longo, resistente e um pouco encurvado. A garganta é de cor branca. Possui um topete amarelo que somente é visível quando a ave está em estado de alerta sobre determinadas situações, como presença de predadores. É um pássaro territorialista e investe contra outras aves que tentem invadir seu território.

Alimentação do bem-te-vi

Tem uma alimentação bem variada. No litoral captura “baratinhas de praia” e pequenos crustáceos nas pedras, no cerrado consome cupins alados quando estes saem para a reprodução. Na zona urbana captura mariposas e outros insetos nas luzes artificiais, quando em lagos pesca pequenos peixes nas margens.

Não dispensa sobras de ração de cachorro e gato, migalhas de alimento humano, ovos de aves, cobras e jacarés, filhotes de outras aves e até mesmo pequenos répteis. Adora frutas como a banana, mamão, maçã, laranja, pitanga e jabuticaba. Também tem grande apreço por flores, minhocas, lagartos, girinos, carrapatos e abelhas.

Reprodução do bem-te-vi

São aves monogâmicas. A época da reprodução do bem-te-vi é de agosto a dezembro. O casal constrói um ninho redondo com cerca de 25 cm de diâmetro. Geralmente escolhe árvores altas e sem folhas, cavidades nos postes de energia elétrica ou telhados de barro. Os materiais utilizados para a construção do ninho são variados, mas essencialmente capim seco, paina, gravetos finos, papel, plástico e fios.

Constroem ninhos grandes e fechados, com uma entrada lateral. Comumente roubam materiais de ninhos de outras aves. Põem geralmente 4 ovos pequenos, de cor creme e com poucas marcas marrom-avermelhadas. Os ovos são incubados pelo casal, por cerca de 17 dias, momento em que o bem-te-vi filhote nascerá e será cuidado pelo casal. O pássaro bem-te-vi é bem agressivo no período reprodutivo, ameaçando aves grandes como gaviões e urubus quando esses se aproximam de seu “território”.

Canto do bem-te-vi

O seu canto trissilábico característico lembra as sílabas bem-te-vi, que dão o nome à espécie. Portanto, seu nome popular possui origem no seu canto. É bem comum ficar escutando um bem-te-vi cantando, uma vez que eles são facilmente encontrados em zonas urbanas.

Saiba Tudo Sobre o Bem-te-vi

Como baixar ou ouvir cantos do bem-te-vi

Você pode baixar o canto do bem-te-vi em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do bem-te-vi

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 5 votos - Média: 4.8 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!