Saiba Tudo Sobre o Coleiro

O coleiro possui o nome científico de Sporophila Caerulescens, pertencendo a família Thraupidae e sendo conhecido em inglês como Double-collared Seedeater. Ele também é conhecido como coleirinho, coleirinha, papa-capim, papa-arroz ou coleiro-tuí-tuí. A sua criação é muito difundida no Brasil, fazendo com que estes pequenos pássaros cantores sejam muito conhecidos. Também é importante falar que é necessário fazer o registro de sua criação junto ao IBAMA.

Fotos de coleiro

Distribuição do coleiro

É um pássaro Brasileiro bastante difundido em praticamente todo o país, com exceção da região Amazônica e também no Nordeste. O pássaro coleiro está presente praticamente em toda a parte Centro Sul do Brasil e em alguns países vizinhos, vivendo basicamente em beiradas de matas, pomares, pastos, brejos, capoeiras e praças das cidade, podendo viver em grupos de 6 a 20 indivíduos.

Leia estes textos para mais informações sobre o coleiro

Características físicas do coleiro

Os machos apresentam um inconfundível colar branco e negro, do qual derivou o seu nome. Além deste colar, ele possui ao lado da garganta negra uma espécie de bigode branco. Esse bigode define a área sob o bico, que é amarelado ou levemente cinza esverdeado. Existem machos com peito branco e outros num tom amarelo.

A fêmea é parda, tendo uma cor mais escura nas costas. Os filhotes saem do ninho com a plumagem idêntica à fêmea, e com o passar dos meses os machos adquirem a sua plumagem característica. Devido ao seu tamanho diminuto, cerca de 11 cm, podem alcançar as sementes de gramíneas trepando pela haste das plantas.

Canto do coleiro

O canto é melodioso, fazendo assim com ele conquistasse milhares de admiradores. Ele atrai atenção especial de criadores que gostam de participar de torneios de fibra. Se o seu pássaro não estranha lugares novos, ou seja, chega no lugar e já começa a cantar, e também suporta a pressão de ter outros coleiros cantando na cara dele, então possivelmente ele é de fibra.

O canto de coleiro-tui-tui é um dos mais apreciados e buscados, por isso temos a sua disposição uma grande variedade de canto de coleiro, para que você possa baixar de graça.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 5 votos - Média: 4.2 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!