Como Criar o Coleiro

O coleiro é um pássaro muito apreciado pelo seu canto e por isso é bastante procurado. Para ter um é importante saber como criar o coleiro. Com vários criadores capacitados será mais fácil suprir a demanda pelos filhotes, evitando que os coleiros que estão soltos na natureza sejam capturados por contrabandistas de animais. É muito importante que você tenha autorização do Ibama para iniciar uma criação de coleiro em sua casa. Se não tiver os seus pássaros estarão em perigo e você poderá perdê-los.

Como Criar o coleiro

Melhor época para criar o coleiro

O período reprodutivo do coleiro normalmente vai de outubro a fevereiro. Nesta época, na natureza, o casal afasta-se do grupo e estabelece seu território. Todas as tarefas, como por exemplo a confecção do ninho, ficam sob a responsabilidade da fêmea. Cabe ao macho a atribuição de cantar para afastar outros coleiros da área, defendendo assim o território.

Apesar de viver nos campos abertos, o casal de coleiro acaba procurando por árvores da borda das mata para confeccionar o ninho, que é feito usando-se de gramíneas, raízes e outras fibras vegetais, sendo construído em forma de tigela rasa sobre arbustos a poucos metros do solo. Em cativeiro você poderá iniciar a reprodução do coleiro na mesma época, fornecendo os materiais para a fêmea confeccionar o ninho.

Gaiola para criar o coleiro

Para fazer a reprodução do coleiro em cativeiro você poderá utilizar gaiolas de puro arame. As medidas indicadas são 60 centímetros de comprimento por 30 de largura e 35 altura. De preferência elas devem ter comedouros e bebedouros externos. O ninho para coleiros é do tipo taça, com cerca de 6 centímetros de diâmetro por 4 de profundidade, podendo ser de bucha.

Como acasalar o coleiro

Você pode fazer a aproximação do casal colocando-os em gaiolas separadas. Deixe as gaiolas próximas, para que o macho possa cantar para ela. Quando a fêmea pedir gala basta soltar o macho na gaiola dela.

Uma fêmea de coleiro irá fazer de 3 a 4 posturas por ano. Geralmente cada postura terá 2 ovos, que serão incubados por cerca 13 dias. Com cerca de 13 dias de vida os filhotes abandonam o ninho e após cerca de 35 dias já estão aptos a comerem sozinhos. Com o nascimento dos filhotes a alimentação deverá ser reforçada. Coloque verduras e legumes na gaiola, e também algum alimento proteico, como larvas de besouro do amendoim.

Caso tenha problemas com ovos gorados ou pouca vontade de reproduzir você poderá usar a vitamina “E” para dar uma animada no casal. Com 01 ano, os filhotes de coleiro já atingem a maturidade sexual, estando apto para iniciarem o processo de acasalamento. Após o nascimento dos filhotes você poderá colocar um bom canto de coleiro para que eles possam aprender o verdadeiro canto tuí tuí.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!