Categoria: Reprodução de Pássaros

A reprodução de pássaros se dá através de ovos e fecundação é interna, ocorrendo no interior do corpo da fêmea. Temos muitas espécies que são idênticas, ou seja, machos e fêmeas são idênticos. Já em diversas outras os machos são bem diferentes, possuindo penas bem coloridas e chamativas. Na grande maioria das aves caberá ao macho conquistar a sua parceira, e ele usará sua beleza e canto para isso.

Durante o período reprodutivo o macho fará a corte para a fêmea, e assim que ela ceder aos encantos dele, ocorrerá o acasalamento. Após 5 a 10 dias, conforme a espécie, a fêmea iniciará a postura. Grande parte das aves são monogâmicas, ou seja, o casal ficará junto e cuidará dos filhotes. Algumas aves, especialmente os psitacídeos, costumam formar casais e ficam juntos até que um deles venha a morrer. Já outros formam casais diferentes a cada período reprodutivo.

Algumas aves constroem ninhos, já outras procuram por buracos ou fendas em árvores e paredões, fazendo então a postura. Temos aves, como o chupim, que nem mesmo choca seus próprios ovos… ele faz a postura em ninhos de outras espécies e deixam os “pais adotivos” cuidarem dos filhotes. Temos então uma enorme variedade de comportamentos reprodutivos.

Abaixo você encontrará textos que falam sobre algumas das mais comuns espécies de pássaros silvestres e exóticos. Nós também falamos sobre o processo reprodutivo de outras aves, para isso você deverá procurar a postagem específica de cada espécie.