Criação de Trinca-ferro: Monogamia ou Poligamia?

Basicamente existem duas formas de reproduzir o trinca-ferro. A primeira é a monogamia, sistema onde há formação de um casal fixo com os dois ficando responsáveis por alimentar os filhotes. Já a poligamia é o sistema onde um macho é utilizado para cobertura de mais de uma fêmea. Pode-se chegar facilmente numa relação de 1 macho cobrir 5 fêmeas de trinca-ferro. Este é um detalhe muito importante na criação de trinca-ferro, mas qual será o melhor sistema, a monogamia ou poligamia?

Criação de trinca-ferro Monogamia ou Poligamia

Vantagens e desvantagens da monogamia

A principal vantagem da monogamia na criação de trinca-ferro será que você terá menos trabalho com manejo reprodutivo. Serão menos gaiolas para trocar água, comida, limpar, e uma maior facilidade na alimentação dos filhotes de trinca. Isso se deve pois o macho também ajudará a fêmea a cria-los.

As principais desvantagens são que exigirá gaiolas ou viveiros maiores para realizar a criação, ou seja, um maior espaço físico. Além disto corre-se um risco maior de agressão aos filhotes. O melhoramento genético do seu plantel também será mais lento. Vale lembrar que um macho terá filhotes com apenas uma fêmea, diminuindo assim a quantidade de filhotes produzidos por cada macho. Se você tiver um macho considerado o melhor do plantel, talvez seja interessante ter mais filhotes dele.

Vantagens e desvantagens da poligamia

Já as principais vantagens da poligamia na criação de trinca-ferro é que você poderá usar gaiolas menores, que ocuparão um espaço menor na sua criação. Você também terá uma maior produção de filhotes, pois com apenas um macho você poderá tirar 5 ninhadas por vez. Outro ponto interessante é a melhora genética dos filhotes, uma vez que você pode concentrar a reprodução no(s) melhor(es) macho(s) que você possuir, passando as suas melhores características para os filhotes.

Como apenas a fêmea irá ficar na gaiola, haverá um menor risco de agressão aos filhotes. Como desvantagem podemos destacar um maior tempo dispensado para o manejo reprodutivo e também, dependendo da fêmea, você poderá ter que ajudar na alimentação dos filhotes de trinca-ferro nos primeiros dias. Pense bem e escolha entre a monogamia ou poligamia como a sua melhor forma de criação de trinca-ferro!

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!