Dicas Para Preparar seu Pássaro para a Reprodução

A época da reprodução é uma das principais fases da vida de uma ave, e também uma das mais delicadas. Isso se deve pois os pássaros irão se preparar para fazer os ninhos, defender o território de invasores, conseguir alimento extra para os filhotes e principalmente fazer a postura dos ovos. Esse gasto extra de energia e nutrientes, especialmente da fêmea, deverá ser cuidadosamente fornecido por você, já que como falamos, o seu pássaro não tem como sair da gaiola/viveiro para buscar os alimentos que estão faltando.

Dicas Para Preparar Pássaro para a Reprodução

Vale lembrar que existem algumas diferenças entre as espécies, especialmente entre os pássaros exóticos e os silvestres. Por exemplo, os periquitos-australianos podem ficar juntos em grandes viveiros, e eles irão conseguir se reproduzir com certa facilidade. Por outro lado, vários trinca-ferros juntos em um local será certeza de problemas.

Como escolher o casal

O primeiro passo será escolher o casal. Se você tiver apenas um casal isso não será um problema ou irá demorar muito, certo? Mas se possuir vários pássaros, procure escolher casais com características que você deseje, seja o porte, as penas, o canto, ou alguma outra que você quiser. Pense que os filhotes herdarão algumas das características e que eles tendem a ser melhores que os pais. Por outro lado, se você tiver algum pássaro que não ache muito bom, que tenha  algum “problema estranho” ou que não seja bom cantor, dê preferência não o coloque para reproduzir, evitando assim que ele passe essas características para frente.

E a saúde dos pássaros?

O casal deverá estar com a saúde em dia. Não devem estar trocando penas, com aparência sonolenta (ficando empoleirado com a cabeça entre as asas, como se estivesse dormindo) durante o dia, ficam somente em um canto da gaiola, param de cantar… Enfim, são vários sintomas e você saberá se tem algo de errado com o seu pássaro. O ideal é que sua casa se transforme em um verdadeiro ninho!

Devo usar remédios ou suplementos?

Não é obrigatório oferecer remédios ou suplementos alimentares para sua ave. Caso ela esteja sendo bem alimentada ela possivelmente conseguirá passar pela reprodução sem ter problemas. Um cuidado que você deverá ter é reforçar a alimentação dos pais antes da postura e especialmente após o nascimento dos filhotes.

Apesar disso muitos criadores recomendam o fornecimento de alguns suplementos, entre eles destacamos 3. Cerca de 1 mês antes da reprodução forneça um vermífugo. Após o fim do vermífugo espere uns dois dias e dê uma “vitamina E”. Essa vitamina é considera como uma das melhores para “esquentar os pássaros”, estimulando os processos de reprodução. Para as fêmeas você também poderá oferecer um suplemento de cálcio, seja de forma líquida na água ou então algum tipo de osso de siba.

Gaiolas e acessórios para reprodução

As gaiolas mais indicadas para reprodução devem possuir uma divisão no meio para facilitar o manejo. Ela deve ter um tamanho suficiente para que os pais e os futuros filhotes fiquem confortáveis na gaiola. A divisão no meio facilita o processo de aproximação dos pais, para isso basta deixar o casal separado, até que eles estejam tratando um do outro através das grades, diminuindo assim as chances de brigas.

Deixe o ninho no lado da gaiola da fêmea, e se for o caso, coloque material para que a fêmea possa montar e desmontar o ninho. Geralmente usa-se fibra de coco, pedaços de jornal, juta ou crina de cavalo. Esse material varia muito conforme a espécie que você está criando. Antes de colocar o ninho faça uma boa limpeza e desinfecção nele (caso o ninho não seja novo).

Outros cuidados

Muitos pássaros gostam de “privacidade” durante o processo reprodutivo, ou seja, eles podem ficar em locais que não tenham muito contato com pessoas ou que as pessoas fiquem passando direto. Deixe-os em um local calmo, mexendo na gaiola basicamente para trocar os alimentos. Escolha pássaros jovens, mas logicamente que já tenham idade para reproduzir. Pássaros mais velhos tendem a ter problemas com fertilidade e também durante a postura dos ovos.

Pássaros geralmente adoram verduras e legumes durante todo o ano, e tais alimentos devem continuar sendo oferecidos durante a reprodução. Farinhadas a base de ovo ou insetos são ricas em proteínas e também são recomendadas. Também não se esqueçam dos banhos de sol, muito recomendados em qualquer fase da vida do pássaro.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!



Você gosta de criar pássaros?
Então coloque agora o seu melhor email para receber dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!
Muito Obrigado
Close
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

x