Como Reproduzir o Agapornis

É relativamente fácil reproduzir o agapornis em casa. Geralmente a grande dificuldade está em diferenciar o sexo, ou seja, saber quem são os machos e fêmeas para poder formar um casal verdadeiro. Passado esta dificuldade você conseguirá formar os casais. Em pouco tempo eles estarão tratando um do outro no bico e fazendo caricias. Mais alguns poucos dias e irão iniciar o processo de acasalamento. Fique tranquilo, pois eles farão todo o trabalho, como confecção do ninho, chocar os ovos e cuidar e alimentar dos filhotes que irão nascer, conseguindo assim ter várias crias por ano.

como-reproduzir-o-agapornis

Como diferenciar o casal de agapornis

É aconselhável somente colocar os agapornis para acasalar após eles completarem 1 ano de vida. Isso evitará problemas com a postura dos ovos. Caso não saiba o sexos dos seus agapornis, você pode deixar vários pássaros em um único viveiro. Eles naturalmente irão formar os casais. Por outro lado, se quiser escolher os casais, o mais rápido seria fazer o teste de DNA, colocando os pássaros em gaiolas individuais.

Gaiolas e viveiros para reproduzir o agapornis

A gaiola ideal para a reproduzir o agapornis deve ser feita de arame e medir cerca de 80 centímetros de comprimento por 50 centímetros de lartgura, sendo uma para cada casal. As gaiolas costuma ser mais indicadas para a reprodução pois permite um maior controle do casal e dos filhotes. Saiba porém que o agapornis procria muito bem em viveiros comunitários, já que eles são aves bem sociáveis.

Escolhendo ninhos para agapornis

Você poderá colocar vários casais já formados no viveiro, mas terá que ter um cuidado muito importante. Sempre deixe a disposição mais ninhos do que casais e coloque todos na mesma altura. Isso evitará brigas pela disputa dos melhores ninhos. Deve-se utilizar um ninho de madeira em forma de caixa. Você poderá até mesmo utilizar os ninhos para calopsitas, garantindo assim um conforto e espaço extra para os filhotes. Os ninhos próprios são facilmente encontrados em lojas de produtos agropecuários.

Deve-se deixar bastante material para a confecção do ninho. Pode-se utilizar folhas de palmeira, casca de milho seca, capim seco, pedaços de juta ou algum outro material de sua preferência. A fêmea de agapornis irá fazer um grande ninho, podendo destruí-lo e refazê-lo diversas vezes, até ficar do jeito que ela quiser.

Quantos filhotes de agapornis irão nascer?

Normalmente a postura será de 3 a 5 ovos que serão chocados por aproximadamente 21 dias. Com cerca de 45 dias os filhotes começam a sair do ninho e com mais uns 10 já estão prontos para serem separados dos pais. Quando os filhotes nascerem deve-se reforçar a alimentação dos agapornis. Deixe a disposição comida fresca, em grande variedade e quantidade, garantindo assim a perfeita nutrição dos filhotes.

Geralmente todos os ovos nascem, mas se você tiver problemas com ovos gorados ou falta de “animação” por parte do casal, poderá utilizar vitaminas próprias para as aves, como a vitamina “E”.  Apesar de ser possível reproduzir o agapornis praticamente o ano inteiro, é aconselhável que se faça no máximo 3 posturas. Isso evitará um desgaste excessivo do casal. Aproveite para conhecer os principais tipos de agapornis e veja qual a espécie do seu pássaro!

Como Reproduzir o agapornis

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 9 votos - Média: 4.8 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!