Devo Retirar os Ovos de Canário-belga do Ninho?

Uma das grandes dúvidas para os criadores iniciantes de canário-belga é o que fazer com os ovos recém botados. Alguns criadores dizem que não se deve nem olhar para eles ou a fêmea irá abandonar o ninho. Mas na realidade são poucas as fêmeas de canário que apresentam este mau comportamento. Os canários-belga inclusive são conhecidos por serem ótimos pais.

Porque Devo Retirar os Ovos de canário-belga do Ninho

Sou obrigado a retirar os ovos do Canários-belga?

Você pode deixar os ovos no ninho porém os filhotes irão nascer em dias diferentes. Com isso os recém nascidos terão tamanhos diferentes e alguns problemas podem ocorrer. Em casos extremos até alguns pássaros podem morrer. Vamos então falar um pouco mais sobre como retirar os ovos de canário-belga do ninho.

Como retirar os ovos de canário-belga do ninho?

Para retirar os ovos de canário-belga do ninho você deverá primeiramente lavar e secar bem as mãos. Em seguida retire o pequeno ovo com muito cuidado. Você pode pegar cuidadosamente com as mão ou então usar uma colher para fazer essa retirada. Sempre tenha muito cuidado. Lembre-se que os ovos são muito pequenos e frágeis, podendo quebrar facilmente, portanto todo cuidado é pouco.

Após tirar os ovos guarde-os em um potinho com alguma semente. De preferência utilize o painço ou alguma semente mais arredondado que o alpiste. Você também poderá usar um pouco de algodão no potinho. Vire os ovos pelo menos 3 vezes por dia. Isso evitará que a gema grude em sua casca. Deixe os ovos em um local seco, fresco e que não bata sol.

Quando colocar os ovos no ninho?

Na noite anterior a que a fêmea for botar o 4º ovo você deve colocá-los novamente no ninho. A partir daí eles serão chocados normalmente pela fêmea. Muitos criadores após retirar o ovo verdadeiro colocam “ovos indez” (são ovos de plástico) no ninho. Esta prática é aconselhada por muitos.

Você pode fazer o teste da ovoscopia após o 5º dia de choco. Desta forma saberá se os ovos tem ou não filhotes. Nós temos um texto especifico para você aprender os principais cuidados com os filhotes de canário-belga.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!