Cuidados com Filhotes de Canário-belga

Vamos falar sobre alguns  dos principais cuidados com filhotes de canário-belga. Iremos desde o nascimento até a separação dos pais. Nesta fase, os filhotes requerem muito cuidado e atenção, já que um pequeno erro poderá significar a morte de toda a ninhada. Existem certas técnicas que são bastante conhecidas para cuidar de um canário-belga filhote. Você tem que conhecê-las para melhorar a sua criação e a vida dos recém nascidos.

Cuidados Indispensáveis com Filhotes de canário-belga

Devo retirar o macho e deixar a fêmea chocando sozinha?

Alguns criadores costumam retirar o macho quando a fêmea começa a chocar ou após o nascimento do filhote de canário-belga. Isso normalmente acontece apenas em grandes criações comerciais ou então quando o macho é um canário-belga campeão. Em pequenas criações você poderá tranquilamente deixar o macho juntamente com a fêmea. Fazendo isso ele irá ajuda-la a chocar e cuidar dos filhotes, facilitando a vida da fêmea.

Outro cuidado importante é que você não deverá ficar mexendo na gaiola durante o período de reprodução dos canários-belga a não ser para trocar a água e comida.

Quando a fêmea estiver fazendo o ninho, botando ou criando os filhotes, o ideal é que ela fique em um ambiente tranquilo, sem grandes movimentações, correntes de ar ou qualquer coisa que possa atrapalhar ou assustar os pais. A tranquilidade é uma das chaves do sucesso de uma criação de belgas.

O que os filhotes de canário-belga devem comer quando nascerem?

Ao nascer o filhote de canário-belga é extremamente frágil e dependente dos pais. Um ponto de destaque é que geralmente os canários são excelentes pais. Isso torna sua tarefa bem mais simples. Para que os filhotes possam se desenvolver de forma satisfatória, basta que deixemos a disposição uma alimentação farta e variada, composta por:

  • Verduras de cor verde escuro, como couve, mostarda e chicória;
  • Legumes como jiló, cenoura e pepino, frutas como maça e laranja;
  • Sementes variadas como alpiste, painço, aveia e niger.

Além disso, uma boa farinhada a base de ovo, que pode ser feita em sua ou comprada pronta em lojas, irá auxiliar os pais. Normalmente uma mistura de sementes para canários-belga, que é facilmente encontrada em lojas agropecuárias, será o ideal para alimentar os pássaros. Muitos criadores optam por oferecer ração extrusada. Nossa sugestão é que você teste os dois alimentos, oferecendo o que melhor se adaptar.

Alguns criadores de canário-belga fornecem pão amanhecido molhado no leite. Caso queira testar, o preparo é bem simples, basta pegar o pão e mergulhar na água. Em seguida dê uma boa apertada nele para retirar o excesso, mergulhe no leite e esprema novamente.

Tanto o pão quanto a farinhada a base de ovo devem ser colocadas na gaiola de manhã e retiradas no final do dia, pois acabam fermentando com facilidade.

Os filhotes de canário-belga nasceram, e agora?

Com 15 a 20 dias de nascido os filhotes deixam o ninho, e ao completar um mês de idade eles já estão aptos a se alimentarem sozinhos. Nesta fase eles irão preferir alimentos mais macios como frutas, verduras e as farinhadas. Você poderá separar as crias e colocá-los em uma outra gaiola, que deve ser mais comprida. Tais gaiolas são conhecidas como voadeiras para canário-belga.

Estas gaiolas devem ter muito alimento e que seja facilmente encontrado pelos canários. Você pode inclusive deixar um pouco de comida no chão da gaiola. Lembre-se também de colocar o bebedouro em uma parte baixa. Além dos alimentos mais macios, deixe a mistura de sementes a disposição do filhote de canário-belga.

As fêmeas de canário-belga podem arrancar as penas dos filhotes para fazer um novo ninho e iniciar uma nova postura. Se isto acontecer você poderá deixar os filhotes apenas com o pai, ou então colocar grades divisória na gaiola. Fazendo isso os pais podem terminar de alimentar as suas crias e continuar a se preparem para uma nova ninhada. Após separar os filhotes, você deve deixa-los ouvindo bons cantos de canário-belga.

Cuidados com Filhotes de Canário-belga

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 5 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!