Muitos consideram que reproduzir o canário-da-terra seja fácil. Ele é um dos pássaros silvestres mais tranquilos neste assunto.
Um dos cuidados importantes para obter sucesso no acasalamento é que o casal reprodutor esteja com a saúde perfeita e já tenham feito a muda de penas.
Além disto, higiene nas gaiolas, tranquilidade no criatório e paciência são fundamentais para o sucesso da reprodução do canário-da-terra.
Quando poderei reproduzir o canário-da-terra
O período de acasalamento do canário-da-terra vai de novembro a maio, coincidindo com o período das chuvas. Saiba que isto vai depender muito da região que você mora.
Vale lembrar que em criações alguns proprietários conseguem ter filhotes praticamente durante o ano inteiro.
Onde posso reproduzir o canário-da-terra?
Para iniciar a criação de canário-da-terra deve-se escolher um local adequado. Este local deverá ser claro, arejado e sem correntes de vento.
Não precisa bater sol diretamente, mas se tiver como pegar um pouco pela manhã fica ainda melhor.
Apesar de poder ser criado em viveiros, o mais aconselhável é que a criação seja feita em gaiolas individuais.
Isso facilitará o manejo diário durante o período reprodutivo.
A gaiola poderá ser de madeira ou arame, com medida aproximadas de 65 centímetros de comprimento por 30 centímetros de largura e 45 centímetros de altura.
Comedouros e bebedouros deverão, preferencialmente, ficar do lado de fora.
Poderá ser o usado ninho para periquitos-australianos. Eles tem as seguintes dimensões aproximadas: 25 centímetros de comprimento, 14 centímetros de largura e 12 centímetros de altura.
Tais ninhos possuem uma tampa móvel, e ela é muito importante para que você possa observar o interior do ninho, e também manusear os filhotes e ovos, se for o caso.
Preparativos para reproduzir o canário-da-terra
Com cerca de 1 ano os canários já estão prontos para iniciar a reprodução. Deve-se colocar material para a fêmea de canário-da-terra confeccionar o ninho.
Poderá ser saco de estopa, crina ou cauda de cavalo, capim barba de bode, barbante, palha de milho seco, entre outros materiais.
Corte pedaços de 10 a 15 centímetros e deixe a disposição da fêmea.
Basta colocar o material no fundo da gaiola que a fêmea, quando estiver pronta para a reprodução, irá carregar sozinha para o ninho.
O número de ovos de cada postura varia entre 4 e 6, e cada Canária pode chocar até 4 vezes por ano, podendo tirar até 20 filhotes por temporada.
O filhote nasce após 13 dias depois que a fêmea de canário-da-terra deitar no ninho. Com cerca de 15 dias já começa a se aventurar na gaiola, podendo ser separado da mãe com 35 dias.
Qual a melhor forma de acasalar o canário-da-terra?
Você pode utilizar um macho de excelente qualidade para galar até 5 fêmeas.
Criadores experientes recomendam separar o macho, pois em criações ele quase sempre prejudica o processo de reprodução.
O melhor é colocar o macho na gaiola criadeira, separado pela divisória.
Quando a fêmea der sinais que está aceitando o macho tire a grade e deixe-o galar a fêmea, e imediatamente após afaste-o da fêmea.
Faça esse procedimento de 2 a 3 vezes por dia, até que a fêmea bote o 1º ovo. Nunca coloque mais de um macho em uma gaiola pois eles são muito territoriais e travam lutas até a morte.
Caso tenha problemas com ovos vazios, falta de vontade para reproduzir ou doenças, recomenda-se utilizar alguma vitamina própria para pássaros, como a vitamina “E”.
Essas vitaminas são facilmente encontradas em lojas de produtos agropecuários.
Cuidados especiais com os filhotes
Assim que fizer a separação da fêmea é bom deixar os filhotes de canário-da-terra todos juntos, em uma gaiola voadeira.
Deixe-os lá até terminarem a muda de penas, o que acontece por volta dos seis meses de idade.
Esta gaiola voadeira poderá ter cerca de 1 metro de comprimento e é muito importante para os filhotes.
Tendo um espaço maior para voar entre os poleiros eles irão exercitar seus músculos, ficando mais fortes e saudáveis.
Outra vantagem é que estes voos melhoram a capacidade pulmonar dos recém nascidos, desta forma os machos tendem a cantar mais quando estiverem adultos.
Cuidados extras com os pássaros
Deve-se tomar muita atenção com os poleiros, bebedouros, ninhos e demais utensílios utilizados, mantendo-os limpos. Armazene os alimentos do seu canário em locais secos e protegidos.
Ao comprar novos pássaros não os leve para o criadouro ou deixe próximo dos outros sem fazer a quarentena.
Esse período em que o pássaro deverá ficar separado dos outros é muito importante pois evitará que ele passe alguma doença para os demais, caso esteja doente.
Após a separação dos filhotes inicie o processo de aprendizagem do canto, para isso temos a sua disposição o canto de canário-da-terra.