Para poder criar o bicudo é interessante que o casal seja jovem. A medida que eles ficam mais velhos a fertilidade vai caindo. Eles podem reproduzir com 1 ano, mas é indicado esperar até que tenham 2 anos de idade.
Com esta idade os machos já estarão completamente negros es fêmeas com o sistema reprodutor totalmente desenvolvido. Procure criar as fêmeas separadas uma das outras. Elas não devem se ver durante o ano.
Manejo para criar o bicudo
Para iniciar o processo reprodutivo o casal deverá ser mantido no mesmo local por cerca de 15 dias. Deixe-os sem nenhum tipo de contato visual.
Não deixe outros pássaros no local e permita apenas que eles possam se ouvir. Isso irá fazer que ambos fiquem “quentes”.
Desta forma aumentarão o desejo de se acasalarem. Após este período permita que eles possam se ver, aumentando ainda mais o desejo reprodutivo, culminando com ambos sendo colocados na mesma gaiola.
Dicas para criar o bicudo
Deixe o casal em um local calmo e sem muito movimentos. Coloque a gaiola em um local afastado dos cantos da parede, pois eles tendem a juntar sujeira, prejudicando os filhotes.
Você poderá usar viveiros. Neste caso poderá deixar o casal junto durante todo o processo de reprodução. Outra forma é utilizar gaiolas criadeiras, ou seja, aquelas com a repartição no meio.
Coloque o macho para galar a fêmea pela manhã e a tarde, separando logo em seguida. Caso encontre problemas com a fertilidade dos ovos compre uma boa Vitamina “E” e ofereça ao casal.
Após o acasalamento a fêmea irá botar de 2 a 3 ovos que serão chocados por 13 a 15 dias. Eles podem chocar de outubro a março, conseguindo ter até 3 ninhadas neste período.
Você deverá deixar um ninho para bicudo. Tais ninhos são em formato de taça e feitos de sisal, com cerca de 8 a 10 centímetros de diâmetro e 5 centímetros de profundidade.
Ele será bem revestido pela fêmea. Coloque raízes secas para que ela possa melhorar o ninho, deixando do jeito que ela quiser.
Existem diversos alimentos e produtos que irão te auxiliar a criar o bicudo da forma correta, confira clicando aqui.
Deixar ou não o macho coma fêmea de bicudo
Alguns criadores mantêm o macho juntamente com a fêmea. Já outros os separam após o acasalamento. Se você separar, poderá usar um macho para cobrir até 6 fêmeas, melhorando o rendimento da criação de bicudo.
Geralmente usa-se separar os machos, até porque desta forma você conseguirá ter mais filhotes do seu melhor bicudo.
Quando os filhotes forem separados você deverá iniciar o processo de aprendizado e nada melhor que ter estes bons cantos de bicudo.