Você poderá colocar o ninho de coleiro na gaiola da fêmea logo no começo do mês de Setembro. Dê preferência para os ninhos que são feitos de bucha vegetal e revestidos externamente por algodão. Tais ninhos são melhores, já que buscam imitar o que é feito na natureza. Eles são encontrados com certa facilidade nas lojas de produtos para animais de estimação.

Onde colocar o ninho de coleiro
Coloque o ninho na grade lateral da sua gaiola, que de preferência será a de arame. Deixe-o na parte alta da gaiola, no lado oposto ao que o macho galador entrará. Procure deixar o ninho um pouco mais baixo que o poleiro, isso fará com que a fêmea use o ninho para dormir. Desta forma ela não ficará empoleirada, evitando defecar em seu interior. Lembre-se que a higiene é muito importante para que a criação de coleiro dê certo.
Só colocar o ninho já é suficiente
Não é obrigatório, porém muitos criadores de coleiro colocam uma proteção do lado de fora da gaiola. Essa proteção poderá ser um papelão com pequenos furos para que o ar circule. Isso faz com que fêmea sinta-se mais protegida e segura para chocar. Se não quiser usar o papelão procure por cartões feito de bucha vegetal ou até ramos e folhas de arvores, deixando o ambiente mais natural para a fêmea.
Materiais usados para fazer o ninho
Deixe dentro da gaiola um punhado de raízes de capim, sisal, ou pequenas fibras de côco cortadas, a fêmea irá usar estes produtos para arrumar o ninho, preparando-o até ficar do seu gosto, ficando assim pronta para iniciar o acasalamento dos coleiros.