Um ponto importante para a reprodução do canário-belga é a escolha de um bom ninho para ser utilizado pelo casal. Existem diversos modelos de ninho para canário-belga!
Mas sempre utilize o ninho em forma de taça. Eles são facilmente encontrados em lojas de produtos agropecuários. Estes ninhos são feitos de plástico e já vem com um forro de carpete na parte de baixo.
Reforçando, não use ninhos de madeira, como os de periquitos, pois os belgas não irão se adaptar e dificilmente irão chocar em tais locais.
Limpando o ninho para canário-belga
O ninho para canário-belga é durável e de fácil higienização, tornando o trabalho de limpeza mais fácil.
Sempre que uma ninhada sair você deverá retirar o ninho que foi utilizado e fazer uma completa limpeza. Utilize algum produto específico ou a boa e velha água sanitária.
Se a fêmea já iniciar uma nova postura, faça a troca do ninho, colocando um que já esteja limpo no local.
Pode usar o mesmo ninho várias vezes?
Não deixe a fêmea usar o mesmo ninho em 2 ou mais ninhadas seguidas.
Um dica interessante é escolher um ninho que seja de tamanho médio para grande, pois se o ninho for muito pequeno, acabará ficando muito pequeno, especialmente se a fêmea chocar uns 5 ovos.
Materiais para a fêmea fazer o ninho
Além do ninho para canário-belg, você também deverá deixar algum tipo de material para que a fêmea possa “fazer o ninho” da forma que ela desejar.
Muitos usam fibra de coco, pedaços de jornal ou juta. Nós não recomendamos deixar algodão.
Se a fêmea estiver com a unha grande, o algodão poderá agarrar na unha, e ao sair do ninho ela poderá derrubar os ovos.
Procure cortar os materiais em pedaços com cerca de 5 centímetros. Recomendamos também que você retire os ovos de canário-belga do ninho.