Saiba Tudo Sobre o Barbudo-rajado

O barbudo-rajado tem como nome científico Malacoptila striata, que significa “ave com plumagem macia e estriada”. Também é conhecido como joão-barbudo, jururu, barbado, joão-doido e bole-bole. É um pássaro que vive exclusivamente no Brasil. É uma ave que pertence à família Bucconidae e em inglês é chamado de Crescent-chested Puffbird. Esta ave prefere viver solitário ou em pares, preferindo a solidão e está quase entrando na lista de ameaçadas de extinção.

Canto do barbudo-rajado

Distribuição do barbudo-rajado

Aparece do sul da Bahia a Minas Gerais e Santa Catarina, em matas primárias e secundárias, preferencialmente clareiras na Mata Atlântica. Muito presente no Brasil, especialmente no interior da mata escura em locais com muitas folhas caídas e também em matas primárias e secundárias ladeadas por capinzais, bambuzais e clareiras na Mata Atlântica. Aparece em matas residuais mesófilas do Sudeste, mesmo as pequenas, e em matas do Maranhão.

Características físicas do barbudo-rajado

Esta ave tem cerca de 20 centímetros de comprimento. As partes da cabeça e do manto são marrom-escuro estriado com ocre. A garganta é branca e há uma faixa negra logo abaixo. Já as partes inferiores são marrom-cinzento e o peito superior é ocre. Há uma “vírgula” branca na base do bico. A vocalização é um assobio fino, como “biä, biä, biä”, porém ele se mantém silencioso na maior parte do ano.

Alimentação do barbudo-rajado

O barbudo-rajado captura insetos e pequenos artrópodes para se alimentar. Pode ir até o solo para procurar alimento e tem costume de acompanhar bandos mistos de aves.

Reprodução do barbudo-rajado

O ninho do barbudo-rajado é feito pelo pássaro ao cavar uma galeria em solo acidentado ou barranco, sendo a câmara incubatória forrada com capim e folhas secas. A entrada pode ser camuflada com folhas e galhos empilhados. A ave costuma colocar de 2 a 4 ovos brancos e brilhantes sendo que a fêmea contará com a ajuda do macho para cuidar do ninho e dos filhotes.

Como baixar ou ouvir cantos do barbudo-rajado

Você pode baixar o canto do barbudo-rajado em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do barbudo-rajado

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!