O tucano-de-bico-preto é uma ave da família Ramphastidae cujo nome científico é Ramphastos vitellinus.
Em inglês é chamado de Channel-billed Toucan. Conhecido popularmente de Canjo, tucano-de-peito-amarelo e tucano-pacova.
Distribuição do tucano-de-bico-preto
Esta grande ave pode ser encontrada no em diversos locais da América do Sul, desde as Guianas, passando pela Venezuela e Bolívia, até a margem esquerda do baixo Amazonas em direção ao oeste de Goiás e Mato Grosso.
Ocorrendo também em Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Leste de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
Seu habitat são as florestas tropicais, tanto em seu interior quanto nas bordas, e em capoeiras altas, podendo ser encontrado em toda faixa litorânea.
Características físicas do tucano-de-bico-preto
O tucano-de-bico-preto mede cerca de 46 centímetros de comprimento.
Ele possui uma plumagem negra, papo amarelo brilhoso ou branco, bico grande, de aproximadamente 12 centímetros e preto com uma faixa amarela próximo à base. Apesar do bico ser grande ele é leve e por isso não atrapalha o voo.
Possui abdômen vermelho, anel ao redor dos olhos na cor azul ou vermelho e olhos azuis. As asas são curtas e arredondadas e a cauda é longa.
Pernas e pés fortes, azulados, providos de garras fortes e afiadas. A língua é comprida e fina. Não há diferenças externas entre machos e fêmeas.
Alimentação do tucano-de-bico-preto
Alimentam-se principalmente de frutas e animais vivos, como filhotes de pássaros e pequenos mamíferos. Artrópodes, pequenos vertebrados, sementes, insetos como cupins e ovos também estão no seu cardápio.
Em criações a alimentação é composta de ração específica para grandes pássaros frugívoros, além de frutas desidratadas ou frescas.
Reprodução do tucano-de-bico-preto
O tucano-pacova faz ninhos em cavidades de árvores ocas, a cerca de 10 metros acima do chão. A fêmea deposita de 2 a 4 ovos brancos, que serão incubados por aproximadamente 18 dias.
A fêmea se encarrega da incubação e neste período será alimentada pelo macho. Os filhotes nascem sem penas e permanecem no ninho por 40 a 50 dias, quando deixam de ser alimentados e começam a voar.
Curiosidades do tucano-de-bico-preto
Vive em bandos de aproximadamente 10 indivíduos. Para dormir, ele eleva a cauda, fazendo com que ela cubra a cabeça, a qual é mantida virada para as costas, mantendo o bico oculto, como os demais tucanos.
Vários indivíduos dormem juntos no mesmo local. São grandes dispersores de sementes, além de ser excelente saltador e voador.
Adoram tomar banho de chuva, nas folhas molhadas e também em pequenas poças.
Aproveite para conferir mais informações sobre a Seriema, ave símbolo de Minas Gerais.
Saiba Tudo Sobre o tucano-de-bico-preto
Como baixar ou ouvir cantos de tucano-de-bico-preto
Você pode baixar o canto do tucano-de-bico-preto em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.