Saiba Tudo Sobre o Beija-flor-rubi

O beija-flor-rubi tem o nome científico Heliodoxa rubricauda, que significa, em grego e latim, “glória do sol (com a) cauda vermelha” ou “(ave) gloriosa (com a) cauda vermelha”. Ele pertence à família Trochilidae e também é conhecido como papo-de-fogo. Em inglês é chamado de Brazilian Ruby.

Saiba Tudo Sobre o beija-flor-rubi

Distribuição do beija-flor-rubi

Aparece a leste da Mata Atlântica e do norte do Rio Grande do Sul, escasseando conforme avança para cima no território do Brasil, chegando até o estado de Alagoas.

Características físicas do beija-flor-rubi

O beija-flor-rubi tem entre 10 e 12 centímetros de comprimento. O macho possui peso entre 7 e 10 gramas e as fêmeas são menores, pesando entre 6 e 7 gramas. O macho é geralmente verde com cauda avermelhada, apresentando cor rubi no papo e verde cintilante na parte da frente do peito. Em repouso na mata sombreada, pode aparentar coloração negra, sobressaindo as manchas brancas pós-oculares.

A fêmea possui cor canela na parte de baixo do corpo, com cabeça e dorso verdes e, como o macho, manchas brancas por trás dos olhos. Comunica-se com um canto que pode ser ouvido do amanhecer até o pôr do sol. Em voo, seu canto é de advertência, como “tike-tike-tike”. É uma ave territorialista, protegendo sua área dos demais pássaros e insetos que tentem chegar perto.

Alimentação do beija-flor-rubi

Alimenta-se do néctar de flores, sendo comum ser encontrado em aglomerações de brinco-de-princesa nas regiões serranas. Estas aves são importantes nas comunidades onde vivem por serem polinizadores. Ainda podem consumir insetos capturados em seu voo.

Reprodução do beija-flor-rubi

Na época do acasalamento o macho faz semicírculos em volta da fêmea, abrindo e fechando suas asas e exibindo a cor rubi brilhante da garganta. O ninho apresenta forma de tigela e é constituído de fiapos de xaxim, enfeitado no exterior com líquens grudados com teia de aranha. A ave constrói esse ninho geralmente em um ramo horizontal ou em uma forquilha de galhos. A fêmea coloca 2 ovos brancos e alimenta os filhotes contando com a ajuda do macho.

Como baixar ou ouvir cantos do beija-flor-rubi

Você pode baixar o canto do beija-flor-rubi em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do beija-flor-rubi

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!