O caboclinho ou caboquinho, cujo nome científico é Sporophila bouvreuil pertence a família Thraupidae e em inglês é chamado de Copper Seedeater.
Costumam ser pássaros migratórios, especialmente fora da época de acasalamento, percorrendo grandes distâncias em busca de alimentos.
Possuem uma grande variedade de nomes comuns, como:
- caboclinho-verdadeiro,
- caboclinho-de-cabeça-marrom,
- fradinho (Pernambuco),
- caboclinho-paulista,
- caboclinho-coroado,
- bico-de-ferro (Rio de Janeiro),
- ferrinha,
- caboclinho-lindo (Amapá e Minas Gerais),
- cabocolino (Pará e Ceará),
- coleirinho-do-brejo,
- caboclinho-frade.
Distribuição do caboclinho
São facilmente encontrados em locais com gramíneas altas, cerrados abertos e áreas pantanosas.
Fora da época de reprodução costuma ser visto em grandes grupos, inclusive misturado com outras espécies de papa capins.
Estão largamente distribuídos nas regiões Centro, Sudeste e Sul do Brasil.
Pode ser encontrado nos estados do Amapá e Pará, além do Maranhão até o Rio Grande do Sul.
Isso inclui todos os estados das regiões Nordeste e Sudeste, alcançando também Goiás e Mato Grosso.
Características físicas do fradinho
O pássaro mede aproximadamente 10 centímetros de comprimento, sendo que o macho tem uma coloração na cor canela, com marcação preta na cabeça, asas e cauda.
Já a fêmea é marrom-olivácea nas partes superiores do seu corpo, já na parte de baixo possui uma cor branca, meio amarelada.
As fêmeas em geral são muito semelhantes entre as subespécies, dificultando a identificação precisa de cada espécie, fazendo assim com que cruzamentos errados aconteçam, dando cria a jovens mestiços.
Os filhotes e aves jovens possuem a mesma cor das fêmeas.
Alimentação do caboclinho
Assim como a patativa-chorona e o pixoxó, eles são pássaros granívoros, ou seja, sua alimentação é composta basicamente por sementes.
A semente de braquiária tornou-se uma grande fonte de alimento para ele, especialmente quando o homem acabou alterando o seu habitat natural, introduzindo enormes áreas de pastagem para o gado.
Em criações pode-se oferecer rações ou misturas de sementes que são facilmente encontradas em pet shops.
Reprodução do caboclinho
Esta espécie pode ser facilmente reproduzida em criações, sendo necessário que se forneça um ninho em forma de taça, mas também aceitam facilmente os ninhos de corda, com cerca de 9 centímetros de diâmetro.
Cada ninhada será feita com 2 ou 3 ovos, podendo chegar a ter 4 ninhadas em um ano. Os ovos serão chocados por 13 dias até que o primeiro filhote nasça.
Como falamos, os filhotes irão ter penas na cor das fêmeas, sendo os machos somente terão sua cor de adulto após a 2ª muda de penas.
Saiba Tudo Sobre o caboclinho
Como baixar ou ouvir cantos de caboclinho
O canto de todos os caboclinhos são bastante semelhantes entre as subespécies, sendo encontrado variações como o canto Dó-Ré-Mi.
Você pode baixar o canto do caboclinho em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.