Saiba Tudo Sobre o Pichororé

O pichororé possui o nome científico de Synallaxis ruficapilla e é uma ave da família Furnariidae. Essa espécie de é monotípica, ou seja, não existem subespécies. Costuma ser encontrada em bandos mistos forrageando em busca de alimento e em inglês é chamada de Rufous-capped Spinetail.

Saiba Tudo Sobre o Pichororé

Distribuição do pichororé

Costuma viver na orla da floresta e também em bosques internos. Também pode ser encontrado pulando sobre o solo, mas com menos frequência. É vista com frequência também nos estratos mais baixos das florestas. Mas o seu habitat principal são as florestas tropicais e tropicais úmidas de baixa altitude e as florestas subtropicais.

Essa ave tem sua distribuição no Espírito santo, Minas Gerais e também no Rio Grande do Sul, ou seja, tem maior incidência na região sudeste do Brasil. Ela também pode ser encontrada na Argentina (Missiones) e no leste do Paraguai.

Características físicas do pichororé

Mede entre 16 a 17 centímetros e uma de suas principais características é a sua coroa castanho-avermelhada, que vai até a altura dos olhos, assim como suas asas e suas costas também. Outro detalhe, marcante da ave é a linha supraciliar amarela. Sua garganta é numa cor cinza bem clarinho, e seu peito é cinza-escuro. Em comparação com outras aves do espécies do gênero Synallaxis, a sua cauda é bem curta.

Um detalhe importante é que essa ave na fase jovem não possui a linha supraciliar amarela e nem a sua cauda e asas são de coloração castanho avermelhada. Como é um pássaro difícil de ser visto, o que o identifica é o seu canto, que é uma espécie de assobio curto e emitido repetidas vezes.

Alimentação do pichororé

Esse pássaro se alimenta de insetos, larvas, moluscos e artrópodes que encontra no solo ou vegetação arbustiva.

Reprodução do pichororé

Esse pássaro usa materiais como pele de cobra e lagarto para fazer seu ninho, assim como utilizada também outros materiais como gravetos, sendo este o material principal. Ele amontoa os gravetos a fim de construir um ninho comprido e fundo.

Como baixar ou ouvir cantos do pichororé

Você pode baixar o canto da pichororé em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do Pichororé

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!