Saiba Tudo Sobre o Bico-virado-carijó

O bico-virado-carijó possui o nome científico Xenops rutilans e é uma ave pertencente à família Xenopidae. Em inglês ela é conhecida pelo nome de Streaked Xenops. Uma característica interessante destas aves dessa família é que eles se equilibram exclusivamente com seus pés, sem usar a cauda para apoiar o seu peso.

Saiba Tudo Sobre o Bico-virado-carijó

Distribuição do bico-virado-carijó

Esse pássaro é amplamente distribuído pelo Brasil, sendo encontrado em diversos estados do país,  porém não existem registros dele nem na Amazônia e nem na Caatinga. Ele pode ser encontrado sozinho, em pares ou também acompanhando bandos mistos de sua espécie. Foram registradas 11 subespécies existentes, sendo que elas estão distribuídas em países como Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, entre outros.

É possível encontrar o bico-virado-carijó forrageando locais mais altos do dossel florestal, mas ele ocorre na maior parte em matas úmidas, especialmente matas fechadas, em florestas maduras ou bordas de florestas também, em níveis de altitude de até 2.500 metros.

Características físicas do bico-virado-carijó

Esse pássaro mede cerca de 11 a 13 centímetros. A sua plumagem é ruiva na parte das costas e suas asas e seu peito contem estrias na cor creme, gerando um certo contraste com a cor da plumagem da parte superior. Quando ele voa é possível notar uma faixa em suas asas. Mas a principal característica desse pássaro é a que dá nome a ele, que é o seu bico fino e virado para cima, algo bem incomum entre as aves. Apesar de sua mandíbula ser bem forte, o seu bico não consegue perfurar as arvores como faz um pica-pau, por exemplo.

Alimentação do bico-virado-carijó

A alimentação é composta de insetos, aracnídeos, formigas e pequenos bichinhos que captura forrageando.

Reprodução do bico-virado-carijó

Pouco se sabe sobre os hábitos reprodutivos dessa ave, contudo, foram observados ninhos feitos por eles em ocos de árvores, sendo esse forrado com alguns materiais. Infelizmente não se sabe quantos ovos a fêmea coloca e nem mesmo qual o tempo de incubação.

Como baixar ou ouvir cantos do bico-virado-carijó

Você pode baixar o canto do bico-virado-carijó em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do bico-virado-carijó

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!