Saiba Tudo Sobre o Urutau

O urutau possui o nome cientifico de Nyctibius griseus, pertence a família Nyctibiidae e em inglês é chamado de Grey Potoo. Ele também é muito conhecido como mãe-da-lua, ave-fantasma e urutágua. É uma ave muito territorialista, sendo que cada pássaro pode usar por anos seguidos seus poleiros favoritos.

Saiba Tudo Sobre o Urutau

Distribuição do urutau

Esta ave pode ser encontrada em praticamente toda a América Latina, estando ausente somente nas Antilhas e no Chile. Está presente em diversos tipos de habitats, tais como áreas semiabertas de caatinga e cerrado até as florestas mais densas. Também temos registros de sua presença em centros urbanos. É muito bom em se camuflar, sendo comum ficar pousado em mourões de cercas na zona rural, imóvel, sendo localizado apenas pelos olhares mais atentos.

Características físicas do urutau

Quando adultos irão medir entre 33 e 38 centímetros de comprimento, pesando entre 145 e 202 gramas. Existem duas variações de cor, mais acinzentados ou amarronzados. Ele possui uma adaptação exclusiva entre as aves que é conhecida como “olho-mágico”. Ela consiste em duas fendas em suas pálpebras superiores que lhe permitem observar os arredores mesmo quando estão de olhos fechados. Isso é bastante útil durante o dia, já que seus grandes olhos abertos acabariam estragando sua camuflagem durante o dia.

Urutau olho

Alimentação do urutau

Ele é basicamente um comedor de insetos, especialmente mariposas. Geralmente faz a caça no crepúsculo e ao amanhecer, utilizando-se de sua boca que tem uma grande abertura, conseguindo assim capturar facilmente as presas durante o voo.

Reprodução do urutau

Formam casais monogâmicos e a fêmea de urutau irá choca um ovo de cada vez, utilizando-se de um ninho bem incomum, que é a ponta de um galho vertical quebrado. Os pais irão cuidar dos filhotes de urutau nesse ninho por aproximadamente 2 meses. Não existe diferenças visuais entre macho e fêmea.

Canto do urutau

O canto é bem melancólico, lembrando uma pessoa lamentando, isso fez ganhar o nome indígena urutau que em tupi significa “ave-fantasma”. Algumas pessoas acham que o canto assemelhado a “úúú…ú…ú…ú” é bem assustador.

Como baixar ou ouvir cantos de urutau

Você pode baixar o canto do urutau em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do urutau

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 3 votos - Média: 5 estrelas

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!



Você gosta de criar pássaros?
Então coloque agora o seu melhor email para receber dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!
Muito Obrigado
Close
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

x