Saiba Tudo Sobre a Patativa

A patativa possui o nome científico é Sporophila plumbea. Ela pertence a família Thraupidae e é conhecida em inglês como Plumbeous Seedeater. Ele é conhecido popularmente como patativa-da-serra, patativa-do-cerrado, patativa-verdadeira e patativa-azul. Veja outras espécies de papa-capim.

Patativa

Distribuição da patativa

A espécie podem ser encontrada nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. No Brasil podemos encontrá-los na Amazônia, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso, Piauí, noroeste da Bahia e Rio Grande do Sul. Seu habitat natural é em campos com gramíneas altas, cerrados, vegetação à beira de rios, buritizais e outros locais pantanosos.

Características físicas da patativa

É uma espécie de porte pequeno e mede aproximadamente 10 a 13 centímetros de comprimento. O macho tem as penas num tom preto-cinza-azulado. As fêmeas e aves jovens são pardos e com as partes inferiores brancas. A coloração do bico varia entre o negro, o cinzento e o amarelo. Ela também é uma ave muito sociável, de fácil adaptação territorial e bastante resistente a doenças.

Alimentação da patativa

Esta ave é granívora. Sua principal alimentação é constituída de sementes como o painço preto, amarelo, verde e vermelho, niger, arroz, alpiste, senha e sementes de gramíneas, principalmente as braquiárias. Em cativeiro uma boa mistura de sementes para canários-belga dará conta do recado. Estas misturas são facilmente encontradas em Pet Shops e demais lojas de produtos para animais.

Reprodução da patativa

Tem uma certa facilidade para reproduzir esta ave em cativeiro. Na natureza o ninho tem o formato de uma xícara aberta, rasa e rala, feito basicamente com teias de aranha e inflorescências de Eragrostis.

O ninho fica a cerca de 70 centímetros do solo, em média e é feito predominantemente em pequenos arbustos dos gêneros Eupatorium, Escallonia e Myrcia. Já no cativeiro os ninhos de corda, com cerca de 9 centímetros de diâmetro são bem aceitos. A reprodução acontece nos meses da primavera e do verão.

Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. A incubação, tarefa exclusiva das fêmeas, dura 12 a 13 dias, ficando cerca de 30 dias no ninho, após o nascimento. O casal irá se revezar para cuidar dos filhotes de patativa. até que eles tenham cerca de 35 dias de vida, quando estarão aptos a viverem sozinhos.

Canto da patativa

A patativa macho é uma ave canora especial, bastante apreciada e cobiçada por conta do seu canto, que possui o timbre fino, suave e triste. Canta durante o dia, tarde e noite, tendo o hábito de imitar outros pássaros, como o bem te vi. Já a fêmea de patativa não costuma cantar.

Como baixar ou ouvir cantos de patativa

Você pode baixar o canto da patativa em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da patativa

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 3 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!