Saiba Tudo Sobre o Uirapuru-vermelho

O uirapuru-vermelho pertence família Pipridae, cujo o nome científico é Pipra aureola, possuindo o nome em inglês de Crimson-hooded Manakin. Conhecido popularmente como uiramiri, dançarino escarlate, uiramirim e uirapuru. Conheça outros uirapurus.

Uirapuru-vermelho

Distribuição do uirapuru-vermelho

Esta ave é encontrada nas margens dos baixos rios Amazonas e Madeira, na região entre os rios Tocantins e Xingu, no leste do Pará e litoral do Amapá. Encontrado também nas Guianas e na Venezuela. Habita florestas periodicamente inundadas, várzeas e em emaranhados de vegetação ao longo de cursos d’água.

Características físicas do uirapuru-vermelho

Tem cerca de 10 centímetros de comprimento, pesando de 14 a 18 gramas. Há dimorfismo sexual acentuado. O macho apresenta a barriga e a cabeça preta, o alto das costas e o peito vermelho-brilhantes, e os olhos são brancos. Pernas e pés são rosados escuros. A fêmea é verde-olivácea acima e mais opaca nas partes inferiores, com a barriga amarela e olhos acinzentados e claros. Os filhotes de uirapuru-vermelho são semelhantes as fêmeas, porém tem olhos mais escuros.

Alimentação do uirapuru-vermelho

Ele alimenta-se de pequenos frutos, bagas e também consome insetos e aranhas. É uma ave inteligente, porque quando as formigas saem dos formigueiros em fileira, o uirapuru vai atrás do curso e as devoram na “sequência”.

Reprodução do uirapuru-vermelho

O ninho é pequeno e bem camuflado na vegetação. É uma pequena taça aberta situado em uma bifurcação entre dois galhos, em um arbusto, normalmente a apenas um metro acima do solo. O ninho é feito com matéria vegetal, tais como fibras, folhas, raizes e materiais finos. A fêmea coloca dois ovos e não há muitas informações sobre o comportamento de nidificação desta espécie.

Curiosidades sobre o uirapuru-vermelho

O macho realiza exibições espetaculares em conjunto com outros machos, normalmente em galhos baixos. Há um macho dominante e os subordinados. Apenas o “macho alfa” dominante irá acasalar com as fêmeas que vêm para o poleiro. Os “machos beta” são mais jovens. Em rápida sucessão, cada macho voa e pousa no poleiro.

A dança consiste no primeiro macho sair do local e voar de volta para o poleiro anterior. Estas exibições podem continuar durante vários minutos. Na fase principal, o macho levanta a cauda e junta-se a fêmea no poleiro para o acasalamento. As asas dos machos produzem sons variados durante o voo.

Lenda do uirapuru

A lenda diz que um pássaro de canto perfeito foi atingindo por uma flecha de uma moça apaixonada e se transforma em um belo guerreiro. Cheio de inveja, um perverso feiticeiro toca uma bela canção em sua flauta encantada e faz com que o rapaz suma. A partir daí, só a maravilhosa voz do guerreiro permaneceu na mata. É raro observar o uirapuru, entretanto seu canto é ouvido frequentemente na mata.

Outra lenda do uirapuru diz que havia uma tribo de índios, onde duas índias lindas amavam o cacique. Com dúvida em qual escolher, o cacique prometeu casar-se com aquela que tivesse a melhor pontaria, então propôs um desafio: a índia que acertasse a flecha no alvo seria sua amada. Apenas uma das índias acertou a flecha no alvo.

A vencedora se casou com o cacique, a outra, triste, pediu ao deus dos índios, Tupã, que a transformasse em um pássaro, para poder observá-los discretamente. Dizem que o homem que obtiver uma pena terá sorte nos negócios e com as mulheres. A mulher que conseguir um pedaço do ninho terá a pessoa que ama apaixonada e fiel pelo resto da vida. Quem ouvir o canto deverá fazer um pedido, que será rapidamente realizado. Na foto abaixo podemos ver uma fêmea de uirapuru-vermelho.

Uirapuru-vermelho Fêmea

Canto do uirapuru-vermelho

O tão famoso canto do uirapuru só acontece na época em que ele constrói o ninho. Na verdade, o canto é fantástico, parece uma flauta. Tanto o macho como a fêmea cantam, mas o macho canta melhor, o canto dura entre cinco e dez minutos em geral é feito ao amanhecer e ao entardecer.

Como baixar ou ouvir cantos de uirapuru-vermelho

Você pode baixar o canto do uirapuru-vermelho em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do uirapuru-vermelho

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!