Como Reproduzir o Agapornis

Por | 20 comentários

Share Button

É relativamente fácil reproduzir o Agapornis, sendo que a grande dificuldade está em diferenciar o sexo, ou seja, saber quem são os machos e fêmeas para poder formar um casal verdadeiro. Passado esta dificuldade e após o casal estar formado, tratando um do outro no bico e fazendo caricias, eles irão iniciar o processo de acasalamento e farão todo o trabalho, como confecção do ninho, chocar os ovos e cuidar e alimentar dos filhotes que irão nascer, conseguindo assim ter várias crias por ano. Para ajudar a todos que desejam ter estes pequenos papagaios, nós lançamos um guia completo sobre a criação e reprodução do Agapornis, lá você encontrará diversas dicas e informações que serão muito úteis para você cuidar dos seus pássaros.

 
Filhotes de Agapornis com o Bico Preto Como Reproduzir o Agapornis


 

CUIDADOS BÁSICOS PARA REPRODUZIR O AGAPORNIS

 

É aconselhável somente colocar os Agapornis para acasalar após eles completarem 1 ano de vida, assim evita-se problemas com a postura dos ovos. Você pode deixar vários pássaros em um viveiro, desta forma eles naturalmente irão formar os casais, porém, caso você queira escolher o casal, o mais rápido é fazer o teste de DNA dos Agapornis, assim você terá certeza que possui um casal. Deve-se deixar bastante material para a confecção do ninho, podendo ser folhas de palmeira, casca de milho seca, capim seco, pedaços de juta ou algum outro material de sua preferência. A fêmea de Agapornis irá fazer um grande ninho, podendo destruí-lo e fazê-lo diversas vezes, até ficar do jeito que ela quiser.

 
 

LOCAL IDEAL PARA REPRODUZIR O AGAPORNIS

 

A gaiola ideal para a reproduzir o Agapornis deve ser feita de arame e medir cerca de 80cm x 50cm x 50cm, sendo uma para cada casal. As gaiolas são mais indicadas para a reprodução pois permite um maior controle do casal e dos filhotes, porém o Agapornis procria muito bem em viveiros comunitários, tomando apenas o cuidado de colocar casais formados no viveiro e também que tenha mais ninhos do que casais, sendo que todos os ninhos devem ficar na mesma altura, evitando assim brigas pela disputa dos melhores ninhos. Deve-se utilizar um ninho de madeira em forma de caixa, podendo até mesmo ser utilizado os ninhos para Calopsitas, que garantem um conforto e espaço extra para os filhotes.

 
Saiba Tudo Sobre a Criação de Agapornis Como Reproduzir o Agapornis
 

CUIDADOS COM OS FILHOTES DE AGAPORNIS

 

Normalmente a postura é de 3 a 5 ovos, que são chocados por aproximadamente 21 dias. Quando os filhotes nascerem deve-se reforçar a alimentação para Agapornis, deixando a disposição comida fresca, em grande variedade e quantidade, garantindo assim a perfeita nutrição dos filhotes de Agapornis. Com cerca de 45 dias eles já saem do ninho e com mais uns 10 já estão prontos para serem separados. Apesar de ser possível reproduzir o Agapornis praticamente o ano inteiro, é aconselhável que se faça no máximo 3 posturas, evitando assim um desgaste excessivo do casal.

 

O Agapornis é um pássaro muito forte e resistente, que vem conseguindo ganhar muitos admiradores e fãs por conta da beleza de suas penas e da alegria contagiante. O acasalamento dos Agapornis vem aumentando rapidamente, fazendo com que estes pássaros fiquem disponíveis com maior facilidade para quem deseja comprar, em breve teremos uma maior variedade de mutações disponíveis para a venda!