Cadastre seu email e receba as melhores informações grátis sobre pássaros!

Aprenda Tudo Sobre Como Criar Calopsita na Mão

Por | 94 comentários

Share Button

Não é aconselhável tirar o filhote de Calopsita dos pais para poder cria-los e alimenta-los na mão. Fazendo isso, com certeza eles vão ficar muito mansos, porém temos outras formas de domesticar uma Calopsita. Contudo algumas situações nos forçam a pegar os filhotes para criar, como por exemplo, algumas fêmeas podem abandonar o ninho e os filhotes, neste caso, você deverá alimentar o filhote de Calopsita no bico ou ele vai acabar morrendo. Então é melhor aprender como criar Calopsita na mão e caso seja necessário coloque as mãos na massa e salve os filhotes.

 
Aprenda Tudo Sobre Como Criar Calopsita na Mão Aprenda Tudo Sobre Como Criar Calopsita na Mão


 

Vale lembrar que para o filhote ficar manso não basta apenas alimenta-lo desde filhote, mas sim trata-lo com carinho, paciência e muito amor. Têm várias marcas de papa para filhotes, ou seja, de alimentos para você criar as Calopsitas, sendo interessante que você procure adquirir uma de boa qualidade. Compre sempre um pacote fechado, isso garante que a alimentação estará nova e em boas condições.

 
 

COMO CRIAR CALOPSITA NA MÃO? PREPARANDO A COMIDA!

 

A papa deve ser servida morna, para isso basta misturar a comida para Calopsita com água e deixar uns 10 segundo no microondas, ou então esquentar a água no fogo e misturar na papa. Antes de dar para o filhote, sinta se não está muito quente, isto evita problemas com queimaduras no filhote.

 

Podemos oferecer a papa com uma seringa sem agulha ou com uma colher com as bordas amassadas. Para fazer a colher para criar Calopsita na mão, basta pegar uma de chá e amassar as bordas com a ajuda de uma alicate, ela vai ficar assim:

 
Seringa e colher para criar calopsita na mão Aprenda Tudo Sobre Como Criar Calopsita na Mão
 

Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, seguindo a tabela abaixo:

 

  • 3 Semanas: as 7:00 hs, 11:00 hs, 15:00 hs 19:00 hs e 23 hs
  • 4 Semanas: as 7:00 hs, 12:30 hs, 17:30 hs 20:00 hs e 22:30 hs
  • 5 Semanas: as 7:00 hs, 15:00 hs e 22:00 hs
  • 6 e 7 Semanas: as 7:00 hs e 22:00 hs
  • 8 Semanas: 22:00 hs

 

Lembrando que a partir de 4 semanas você pode deixar um pote com uma boa mistura de sementes, pois o filhote de Calopsita começará a descascar e aos poucos irá comer sozinho, portando será uma fase de transição entre a papinha e as sementes. Outro detalhe é que estes horários não tem que ser seguidos a risca, ou seja, se as 10 da manhã você perceber que o papo do filhote está vazio então você deve tratar dele. A tabela é apenas um guia para ajudar a criar Calopsita na mão.

 

Com cerca de 10 semanas o filhote vai estar “desmamado” e não vai mais precisar de comer a papinha. Aqui fica um vídeo de um filhote de Calopsita que estamos criando em nossa casa. Lembre-se, para cuidar de Calopsitas filhotes você precisará de muito carinho e atenção.

 

Cadastre seu email e receba as melhores informações grátis sobre pássaros!