O canário-gloster-fancy, simplesmente chamado de Gloster, também é um canário-belga. Ele tem o nome científico de Serinus canaria domesticus e pertence a família Fringillidae.
Em inglês é chamado de Gloster Fancy Canary, Gloster Corona ou Gloster Consort. Ele é a escolha perfeita para um iniciante, pois é animado, resistente e procriará facilmente desde que seja cuidado da forma correta.
Como a maioria dos canários, ele basicamente é uma ave de gaiola, mas bastante agradável de se observar.
Eles têm um canto agradável, apesar de pessoas que preferem um canário de canto, poderão achá-lo um pouco mais alto e instável do que aquilo que procuram.
Como “tipo de canário”, o canário-gloster é procriado e procurado mais pelo seu aspeto físico do que a sua cor ou canto.
Estes passarinhos atraentes têm um corpo compacto, arredondado e são bastante animados e atrevidos.
Na verdade, existem duas versões do canário-gloster, o pássaro com crista (mostrado acima) é conhecido como “Corona” enquanto o pássaro de cabeça simples é conhecido como o “Consort”.
Embora a versão com crista é favorecida em shows, ambos os tipos são de igual importância na propagação da raça.
Exceto pelas penas na cabeça, os corpos possuem as mesmas características para as duas versões desta ave.
Distribuição do canário-gloster
Ele é uma raça relativamente nova. Ao contrário de raças mais velhas, o desenvolvimento do canário-gloster na Inglaterra, em meados da década de 1920 foi bem documentado.
Ele é uma mistura cuidadosa de três raças, duas sendo o canário-crested (que também tem uma “crista”) e o canário-border-fancy.
O canário-gloster foi o resultado de tentativas de desenvolver uma raça de crista em miniatura.
Sra. Rogerson’s de Cheltenham em Gloucestershire (cidade homônimo da raça) cruzou canários-roller-de-crista com canários-border, enquanto John McLay, um conhecido criador e avaliador de canários-de-crista na Escócia, cruzou pequenos canários-de-crista com outros pequenos canários-border.
Na exposição de Crystal Palace em 1925, o avaliador AW Smith reconheceu a linhagem original de Mrs. Rogerson como uma nova, única e distinta raça.
Ele incentivou o desenvolvimento do gloster através das três raças diferentes, e mais tarde ele desenvolveu os primeiros padrões da raça.
Características físicas do canário-gloster
Ele é um pequeno e atarracado canário, atingindo cerca de 12 centímetros de comprimento. Ele é um canário animado, ativo, e orgulhoso.
O canário-gloster Corona deverá ter uma crista circular simétrica em um ponto central. A crista não deve ter interrupções, irradiar uniformemente ou cobrir os olhos.
A cabeça do Consort (sem crista) não deve ser muito pequena e deve revelar a leve sobrancelha.
A plumagem do gloster ocorre em todas as cores e marcas, com exceção dos fator vermelho.
Verde e canela são duas variedades populares, junto com canários castanhos, sendo os favoritos nos shows da espécie. Qualquer coloração vermelha em seus corpos será rejeitada em shows.
Alimentação do canário-gloster
Eles comem sementes, principalmente alpiste e painço. Sementes revestidas de misturas vitamínicas estão prontamente disponíveis nas lojas de animais.
Verduras também são apreciadas e podem ser oferecidas juntamente com um pouco de cálcio sob a forma de osso de siba. Eles gostam de banhos, por isso devem tomar banhos ocasionalmente.
A limpeza da gaiola e o aparo das unhas é toda a manutenção que um canário precisa.
Comportamentos sociais do canário-gloster
Eles são criaturas sociais, com um bom comportamento e sentem-se bem quando mantidos em gaiolas ou em aviários.
Apesar disso, são aves tímidas e não devem ser alojados com as calopsitas ou aves que tendem a ser aves mais agressivas por natureza.
Canários machos devem ser mantidos sozinhos em sua gaiola, isso irá assegurar a qualidade de seu canto.
Os machos podem ser territorialistas e juntar dois canários machos em uma gaiola pode causar brigas. Em um espaçoso aviário geralmente podem ser alojados com outros canários e outras aves de bico reto.
Estas aves não necessitam de brinquedos, espelhos ou qualquer outra forma de entretenimento, um balanço é tudo que eles precisam para manter-se ocupados.
Na maioria das vezes, os canários são simplesmente apreciados por sua beleza e canto.
No entanto, alguns donos deixam que seus canários fiquem fora de sua gaiola, para pousar e, portanto, necessitam de treinamento.
Canários gostam de espaços abertos, logo a gaiola deve ser espaçosa. Deve ter barras verticais e pequenos poleiros de tamanho variado para ele pousar.
Ter pelo menos um poleiro no alto da gaiola para o canário dormir. A gaiola deve ser colocada no alto da parede, de modo que o canário possa olhar para baixo.
Criando e Reproduzindo o canário-gloster
Canários-gloster reproduzem facilmente e rapidamente desde que tenham uma boa qualidade de alimentos, iluminação, ambiente seguro, e saúde fisica.
Eles se reproduzem melhor em gaiolas de criação individuais do que em aviários coletivos.
O canário-gloster não é diferente dos canários de cor ou qualquer outra variedade de canário quando falamos em reprodução.
Com uma exceção, glosters só devem ser reproduzidos entre as variedades de crista com o sem crista.
Outros casais poderiam criar um fator letal, que causaria a morte dos filhotes, e também há relatos de aves carecas ou com cristas feias e sem penas.
Eles colocam seus ovos em um ninho no formato de taça. A fêmea irá botar de 3 a 6 ovos, um por dia.
A época de reprodução é geralmente de Julho a Dezembro; sendo melhor permitir apenas dois ciclos reprodutores por ano.
Potenciais Problemas da Criação de canário-gloster
Estas aves são resistentes e saudáveis, desde que tenham com um bom ambiente e uma boa dieta. Evite um ambiente que seja úmido, frio ou tenha correntes de ar.
Um problema que ocasionalmente surge com canários-gloster são protuberâncias de penas. Protuberâncias de penas são uma pena encravada, onde a pena tenta crescer, mas não consegue “rasgar” a pele, de modo que ela irá crescer para dentro.
Aonde Comprar canário-gloster
Canários-gloster estão prontamente disponíveis e são relativamente baratos. Às vezes, disponíveis em lojas de animais, porém são mais facilmente encontrados em exposições de canários, clubes de aves, criadores e na internet.