A gaiola para canário-belga é um dos itens mais importantes de qualquer criação. Geralmente as mais indicadas para a criação são feitas de arame galvanizado.
Elas são fáceis de higienizar e mais resistentes. Isso não quer dizer que você obrigatoriamente tenha que as utilizar.
As gaiolas de madeira também são boas opções e são amplamente utilizadas.
Escolha do modelo de gaiola para canário que mais lhe agradar! Mas se você estiver pensando em fazer uma pequena criação deverá dar preferência para comprar gaiolas iguais.
Deixe a sua criação padronizada. Isso irá facilitar o manuseio.
Formato ideal da gaiola para canário-belga
Gaiolas redondas, triangulares ou com formatos diferentes podem ser bonitas, mas diminuem o espaço que os canários-belga tem para voar e acabam prejudicando os pássaros.
Portanto o indicado é comprar gaiolas retangulares, pois elas são as melhores para os pássaros. Você encontrará uma enorme variedade de gaiola para canário-belga clicando aqui.
Qual gaiola devo comprar para meu canário-belga?
Existem vários tipos de gaiolas para canário-belga a venda em lojas de produtos agropecuários. Algumas são de excelente qualidade e feitas por ótimos fabricantes.
Outras não são tão boas assim. Antes de comprar uma gaiola para canário, é interessante que você faça uma boa análise do modelo.
Procure ver as suas características, tamanho, locais para comedouro, acabamento e qualidade geral da gaiola.
Não deixe de lado o fator preço, mas lembre-se que nem sempre o modelo mais caro será o melhor para seu pássaro.
Se for possível, você também pode pedir a opinião de criadores mais experientes. Eles já tiveram a oportunidade de comprar diversas gaiolas e sabem coisas que somente o manejo diário de uma criação pode ensinar.
Tamanho da gaiola para canário-belga
Uma gaiola considerada ideal para a reprodução de canários deve possuir dimensões aproximadas de 60 centímetros de comprimento por 40 de altura e 30 de profundidade.
Este tamanho é um espaço razoável para acomodar o casal e os filhotes que vão nascer. Essa gaiola também servirá como voadeira para os filhotes.
Caso você tenha um canário-belga apenas poderá comprar uma gaiola menor, com pelo menos 30 centímetros de comprimento.
O seu pássaro não terá nenhum problema ao ficar numa gaiola deste tamanho.
Limpeza e manutenção das gaiolas para canário-belga
Você deve colocar um papel no fundo da gaiola, de preferência que seja absorvente. Também poderá usar folhas de jornal. Sempre que o fundo da gaiola ficar sujo bastará trocar este forro.
Esta é uma técnica simples mas que deixará as gaiolas mais limpas, economizando muito tempo com a limpeza das gaiolas.
Faça a limpeza da grade que fica no fundo da gaiola, impedindo que os canários tenham acesso as sujeiras, caso a sua possua.
A gaiola de arame inteira poderá ser imersa em água com solução desinfetante, sendo esfregadas e enxaguadas na sequência.
Os poleiros também devem ser limpos e higienizados, pelo menos a cada 15 dias, devendo raspar qualquer excesso de sujeira. Você pode inclusive colocar os poleiros no forno do seu fogão.
Desta forma o calor fará uma limpeza mais profunda. As frestas e os poleiros são os principais locais usados pelos piolhos de pássaros para se esconderem e reproduzirem.
Tenha bastante atenção com estes locais, especialmente se você comprar uma gaiola de madeira. Agora que você já conheceu as melhores gaiolas, veja como reproduzir o canário-belga.