Saiba Tudo Sobre a Codorniz-da-virgínia

A codorniz-da-virgínia possui o nome científico de Colinus virginianus e é uma ave da família Odontophoridae, originaria da região leste dos Estados Unidos. Ela também é conhecida como codorna-americana, perdiz-da-virgínia ou codorna-bob-white. É, geralmente, encontrada em bandos e em inglês é chamada de Northern bobwhite.

Saiba Tudo Sobre a Codorniz-da-virgínia

Distribuição da codorniz-da-virgínia

Ave nativa dos Estados Unidos, Caribes e também do México, ela costuma habitar florestas de pinheiros de área aberta, também costa de áreas arbustivas e campos abertos. Locais onde foi usado o fogo controlado também são apreciadas por essa ave, pois deixa o solo exposto e facilita a captura de insetos. Essa ave conseguiu se adaptar bem ao clima do Brasil e, inclusive, tem produzido mais aqui do em seu país de origem.

Características físicas da codorniz-da-virgínia

Tanto no macho quanto na fêmea a plumagem é marrom com salpicos brancos ou bege. Ela chega a pesar até 500 gramas em sua fase adulta. O que diferencia o macho da fêmea é a plumagem da sua cabeça, enquanto o macho possui um padrão preto e branco, a fêmea possui um padrão bege com marrom. Seu corpo é redondo e seu bico é curto. Um outro detalhe é que o macho possui menos manchas em formato de estrias no peito.

Uma curiosidade é que essa ave é encontrada em várias cores, tais como azul, branco, vermelho, entre outras. Quando sente-se ameaçada essa espécie de codorna empreende em um voo explosivo, com um bater de asas acelerado e se esconde no abrigo mais próximo.

Alimentação da codorniz-da-virgínia

Ela tem sua alimentação composta basicamente de grãos, especialmente milho, e também pode se alimentar de insetos. Em alguns casos sua dieta pode incluir ervas daninhas.

Reprodução da codorniz-da-virgínia

O macho e a fêmea cuidam de construir o ninho, que geralmente é feito no solo, onde eles fazem um buraco e cobrem com folhas e mato, cobrindo, ainda, o ninho com outros materiais para deixar os ovos escondidos. Conhecida por ser uma ave poedeira, a fêmea desta codorna costuma pôr, em média, 250 a 300 ovos por ano. O tempo de incubação dura, em média, 23 dias. Macho e fêmea se revezam na incubação, assim como no cuidado com os filhotes.

Como baixar ou ouvir cantos da codorniz-da-virgínia

Você pode baixar o canto dacodorniz-da-virgínia em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da codorniz-da-virgínia

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!