A codorniz-da-virgínia possui o nome científico de Colinus virginianus e é uma ave da família Odontophoridae, originaria da região leste dos Estados Unidos.
Ela também é conhecida como Codorna-americana, Perdiz-da-virgínia ou Codorna-bob-white.
É, geralmente, encontrada em bandos e em inglês é chamada de Northern bobwhite.
Distribuição da codorniz-da-virgínia
Ave nativa dos Estados Unidos, Caribes e também do México, ela costuma habitar florestas de pinheiros de área aberta, também costa de áreas arbustivas e campos abertos.
Locais onde foi usado o fogo controlado também são apreciadas por essa ave, pois deixa o solo exposto e facilita a captura de insetos.
Essa ave conseguiu se adaptar bem ao clima do Brasil e, inclusive, tem produzido mais aqui do em seu país de origem.
Características físicas da codorniz-da-virgínia
Tanto no macho quanto na fêmea a plumagem é marrom com salpicos brancos ou bege. Ela chega a pesar até 500 gramas em sua fase adulta.
O que diferencia o macho da fêmea é a plumagem da sua cabeça.
Enquanto o macho possui um padrão preto e branco, a fêmea possui um padrão bege com marrom. Seu corpo é redondo e seu bico é curto.
Um outro detalhe é que o macho possui menos manchas em formato de estrias no peito.
Uma curiosidade é que essa ave é encontrada em várias cores, tais como azul, branco, vermelho, entre outras.
Quando sente-se ameaçada essa espécie de codorna empreende em um voo explosivo, com um bater de asas acelerado e se esconde no abrigo mais próximo.
Alimentação da codorniz-da-virgínia
Ela tem sua alimentação composta basicamente de grãos, especialmente milho, e também pode se alimentar de insetos. Em alguns casos sua dieta pode incluir ervas daninhas.
Reprodução da codorniz-da-virgínia
O macho e a fêmea cuidam de construir o ninho, que geralmente é feito no solo.
Eles fazem um buraco e cobrem com folhas e mato, cobrindo, ainda, o ninho com outros materiais para deixar os ovos escondidos.
Conhecida por ser uma ave poedeira, a fêmea desta codorna costuma pôr, em média, 250 a 300 ovos por ano. O tempo de incubação dura, em média, 23 dias.
Macho e fêmea se revezam na incubação, assim como no cuidado com os filhotes. Você conhece o arapaçu-de-garganta-branca?
Saiba Tudo Sobre a codorniz-da-virgínia
Como baixar ou ouvir cantos da codorniz-da-virgínia
Você pode baixar o canto da codorniz-da-virgínia em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.