Como Fazer um Viveiro Para Pássaros

Aprender como fazer um viveiro para pássaros pode não ser tão fácil! Nem todas as pessoas possuem as ferramentas ou as habilidades necessárias para trabalhar com madeiras, concreto, tela para viveiro, pregos e demais materiais. Se este for o seu caso, saiba que você não está sozinho no mundo. Nestes casos sempre existe a possibilidade de você pedir ajuda para um amigo ou parente ou até mesmo contratar um profissional. Ele será capaz de estudar o local que você tem disponível. Com isso saberá o tamanho do viveiro que poderá ser construído e também dos materiais que serão utilizados durante o projeto.

viveiro para Passaros

Principais pontos construir um viveiro para pássaros

  • Você irá manter alguns pássaros apenas ou vários;
  • Serão todos da mesma espécie;
  • Você pretende reproduzir os pássaros;
  • Terá que entrar com frequência no viveiro para trocar comida, água, separar filhotes…;
  • Qual o material que será utilizado (madeira, telhas, cimento);
  • Como pretende limpar o viveiro.

Lembre-se que um dos passos mais importantes, porém muitas vezes esquecidos, é definir o que você espera do seu viveiro. São várias informações que você deve ter em mente. Nossa sugestão é que você pegue um papel e uma caneta e saia anotando tudo que achar importante! Você não poderá criar em um mesmo viveiro, por exemplo, agapornis e trinca-ferros, já que eles possivelmente irão brigar e poderão se ferir.

Onde construir o viveiro

Outro ponto importante é definir o local onde o viveiro será construído. Caso tenha uma área grande procure observar de que lado o sol nasce. Faça com que o viveiro pegue sol pela manhã e fique protegido dele ao longo do dia.

Você também poderá fazer um viveiro “meio descoberto”. Neste caso uma parte ficará totalmente exposta ao tempo, onde o pássaro poderá pegar sol ou chuva, caso queira. Na outra parte o viveiro terá uma cobertura, desta forma ele poderá se proteger das condições climáticas, como chuva, sol e vento, sempre que desejar. Nunca faça um viveiro totalmente fechado ou que tenha pouca circulação de ar. Isso poderá fazer com que os pássaros desenvolvam doenças.

O que colocar no viveiro

Um ponto interessante é tentar reproduzir no seu viveiro para pássaros o habitat das aves que você tem. Neste caso você deve colocar pequenas árvores, galhos, folhas e outros objetos, que além de enfeitar, irão dar mais aconchego e qualidade de vida para os pássaros.

É recomendado que você faça um pequeno projeto. Nele coloque os locais aonde ficarão as portas, comedouros, bebedouros e ninhos, além claro da estrutura em sí do viveiro, como colunas, telhado e a tela. Lembre-se de fazer uma “caída” no chão do viveiro, caso faça algum piso nele, de forma que a água da limpeza possa escoar.

Utilize sempre materiais de boa qualidade, deixe seu viveiro forte e resistente, caso contrário algum predador, como o gato, poderá entrar no aviário e acabar fazendo um banquete com seus pássaros. Essas são algumas dicas importantes para você que deseja iniciar a construção de um viveiro!

Como Fazer um Viveiro Para Pássaros

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!