O diamante-modesto tem como nome científico Neochmia modesta e pertence à família Strildidae.
Também é conhecido como Tentilhão-de-cabeça-de-ameixa e diamante-modesto-de-cabeça-roxa. Em inglês ele é conhecido como plum-headed finch e cherry finch.
É uma ave muito sociável, mansa e domesticável, que se adapta a qualquer viveiro e se reproduz bem em criações.
Distribuição do diamante-modesto
Aparece na Austrália, do norte de Queensland ao sul, passando pelo interior do leste até Nova Gales do Sul. Habita perto de pântanos ou rios, em grama alta ou arbustos de várzea.
Características físicas do diamante-modesto
Atinge aproximadamente 15 centímetros. As costas têm tonalidade marrom com pintas brancas e a parte inferior é zebrada em branco e marrom.
O macho possui testa arroxeada e mancha roxo-escuro no papo, muitas vezes uma cor mais clara tendendo ao vermelho-púrpura.
Na fêmea a mancha é reduzida ou ausente, mas, em qualquer caso, com predominância de marrom no vermelho e também listras menos densas.
É um pássaro robusto, com um bico bem forte e uma cauda longa. O nome científico enfatiza a ausência da pintura típica de muitas espécies australianas, já que os tons marrons predominam na plumagem.
O bico é preto e os olhos, castanho-escuros. A fêmea é semelhante ao macho, mas não tem a ponta do queixo preto do macho.
Alimentação do diamante-modesto
É uma ave geralmente granívora que alimenta-se de sementes do chão ou próximas dele. Também pode comer verduras e comida viva, tais como larvas e pequenos insetos.
Em criações pode-se oferecer boas misturas de sementes para canários.
Reprodução do diamante-modesto
A espécie apresenta grande dimorfismo sexual, como falamos acima, o que facilita a formação dos casais.
O macho, ao contrário da fêmea, canta, o que ajuda a identificar o casal. O casal constrói um pequeno ninho que é ligeiramente mais alto do que largo.
Utilizam gramíneas verdes e não possui túnel de entrada. Em algumas oportunidades os ninhos são cobertos de penas.
Este ninho geralmente fica escondido entre arbustos densos ou grama. O ninho é redondo, com câmara lateralmente comprimida de grama verde, sendo construído sobre arbustos grossos.
A fêmea coloca entre 4 a 6 ovos, e a incubação é compartilhada pelos pais. O diamante-modesto é gerado principalmente de setembro a janeiro no sul e de agosto a março no norte.
Em criações podem reproduzir praticamente durante todo o ano, mas isso não é indicado pois deixa a fêmea bastante enfraquecida.
Aproveite e conheça o barbudo-rajado.
Saiba Tudo Sobre o diamante-modesto
Como baixar ou ouvir cantos do diamante-modesto
Você pode baixar o canto do diamante-modesto em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.