Vamos falar sobre as principais vantagens e desvantagens de se criar pássaros em viveiros. Especialmente agapornis, periquito-australiano, calopsitas e outros psitacídeos.
A criação em viveiros tem algumas vantagens. Ao pensarmos no manejo dos pássaros logo vemos uma vantagem. Com cerca de 3 minutos conseguimos trocar a comida e a água de todo o viveiro.
Isso economiza muito tempo e é uma grande vantagem para quem tem outro trabalho ou não tem um grande tempo disponível.
Limpeza de viveiros para pássaros
A limpeza também ficará bem mais fácil de ser executada. A maioria dos viveiros conta com maravalha (serragem), no fundo, e este material poderá ficar por um bom tempo sem precisar de ser trocado.
Um ponto importante é que você deve colocar a serragem na forma de lascas de madeira maiores. Nunca use o pó de madeira no fundo pois ele poderá causar doenças de pássaros.
Reprodução de pássaros em viveiros
Para reproduzir pássaros em viveiros devemos tomar alguns cuidados. É importante destacar que sempre deverá ter mais ninhos do que casais.
Na maioria das vezes irá evitar brigas entre as fêmeas disputando os mesmos ninhos. O ideal seria ter 15 ninhos para cada 10 casais.
Coloque todos os ninhos na mesma altura, se for possível. As fêmeas tendem a disputar os ninhos que estão mais no alto, mostrando dominância sobre os outros pássaros.
estes viveiros são mais espaçosos e arejados do que as gaiolas caseiras de madeira.
Outro ponto importante é que na medida do possível devemos colocar dentro do viveiro apenas casais de pássaros que já estejam formados.
Assim, o casal já terá formado laços, de forma que eles não fiquem interessados em outros pássaros. Tomando este cuidado você estará evitando brigas para se formar os casais.
Vale lembrar que normalmente são as fêmeas que escolhem os machos e que elas dão preferência para os machos mais novos.
Pontos negativos da criação de pássaros em viveiros
Um ponto negativo na criação de pássaros em viveiros é que você não terá muito controle sobre os cruzamentos. Quem garante que um fêmea não “pulou a cerca” e cruzou com um outro macho.
Os casais nos viveiros para pássaros também demoram um pouco mais para criar. Você também deverá ficar atento na saúde das aves, pois um pássaro que esteja doente poderá contaminar todo o viveiro.
E o principal ponto negativo é que podem acontecer brigas entre os casais, pois eles poderão disputar os ninhos, parceiros, preferência sobre a comida e água.
Os alimentos também devem ficar em um único local, e que de preferência esteja disponível em comedouros amplos, que deixem os pássaros acessarem tranquilamente.
O pior que poderá acontecer é um casal de pássaros atacar e matar os filhotes do ninho de outro casal.
Normalmente, se você seguir as dicas acima, juntamente com colocar os ninhos e comida na mesma altura e inserir os casais já formados, esse problema dos ataques não irá acontecer.
Também é importante falar que alguns pássaros não poderão ser criados em viveiros, pois são muito territorialistas na época da reprodução.
Esses são alguns pontos importantes da criação de pássaros em viveiros, caso você se lembre de outro, deixe um comentário no vídeo abaixo para que possamos acrescentar no texto.
Veja excelentes produtos para você colocar no seu viveiro clicando aqui.