A paixão dos brasileiros pela criação de pássaros vem de longa data, principalmente pelas aves que cantam como bicudos, curiós, trinca-ferro, coleirinhas, entre outros.
Embora muito criticado por uma parcela da população, você sabia que o hábito de criar os pássaros silvestres em casa tem contribuído para a preservação de diversas espécies de pássaros?
Porque criar pássaros silvestres?
Os pássaros silvestres, ou seja, aqueles que são nativos do nosso país, têm sofrido muito com o desmatamento e a expansão das cidades.
Algumas espécies tem tido seu habitat totalmente destruído pelo homem. Isso fez com que a presença dessas aves na natureza seja muito rara.
Por isso os criadores de pássaros silvestres possuem uma importância fundamental.
Quando bem executada a criação pode auxiliar a manter determinadas espécies em segurança.
O manejo adequado pode prolongar a vida das aves e ainda realizar um aprimoramento genético.
Isso já tem ocorrido com espécies como curió, bicudo, canário-da-terra e caboclinho.
Embora a preservação não seja, muitas vezes, o principal motivo para a criação das aves silvestres, ela é, sem dúvida, um benefício à natureza.
Mas, para que você se torne um criador, realmente, amigo da preservação, é preciso agir dentro da lei!
Sempre compre pássaros de origem legal (ou seja, não capturados na natureza) e os manejo adequadamente.
Para lhe ajudar a melhorar a sua criação de pássaros silvestres, disponibilizamos em nosso site muitas dicas de criadores reconhecidos.
As dicas irão ajudá-lo a manejar melhor o seu plantel. Você aprenderá a fornecer alimentos de qualidade, com todos os nutrientes necessários para a sua ave, melhorar a reprodução, entre outros itens.
Poderá também ver belas fotos de pássaros e ouvir o seu canto maravilhoso.
Pássaros silvestres ou pássaros nativos criados em casa?
Muitas pessoas que trabalham com aves se denominam “criadores de pássaros silvestres”. Mas você sabia que há uma diferença entre essa nomenclatura e o de criador de pássaros nativos?
Pássaros silvestres são todos aqueles que nasceram na natureza e lá devem continuar. Eles são aves selvagens, com vida livre. Tais aves não devem ser capturadas para criação.
Se você deseja iniciar um plantel de espécies silvestres, busque por criadores regulamentados para encontrar a sua matriz e começar a tirar filhotes.
Os criadores de pássaros nativos são aqueles que trabalham apenas com aves criadas em criações. Eles não capturam nenhuma ave na natureza para poder vender posteriormente.
Se você é um criador que se preocupa e gosta de pássaros não deve corroborar com a prática de retirar animais da natureza para a venda.
Trabalhe sempre com a espécie nativa, mas criada em criatórios, e acostumada com o manejo humano.
Essa é a melhor forma de preservamos os cantos dos pássaros que tanto apreciamos.
Criadores e passarinheiros são iguais?
Conhecemos muitas pessoas que gostam de pássaros e possuem vários exemplares em suas residências. Porém o que muita gente não sabe é que essas pessoas não são criadores.
O criador de pássaros é aquele que se preocupa com a seleção genética e a preservação da espécie.
Geralmente, possui apenas um tipo de pássaro em sua criação (para não modificar o canto da ave) e investe o seu tempo e dinheiro em criar pássaros nativos, seja para vender ou seja para competição.
Graças a estes criadores, hoje temos algumas espécies nativas salvas da extinção, como os curiós, os papagaios, os canários da terra, os bicudos, entre outros.
O passarinheiro é aquele amante dos pássaros e que possui várias espécies em sua casa. Ele adquire as suas aves dos criadores regulamentados no IBAMA, participa de torneios e faz troca de pássaros com outros passarinheiros.
Sua maior preocupação é com o seu plantel e em ter as melhores crias de determinadas espécies.
Como iniciar uma criação de pássaros nativos?
Se você é amante dos pássaros e pensa em iniciar uma criação fique atento! É preciso seguir algumas regulamentações e estar cadastrado no IBAMA.
O primeiro passo é adquirir um casal de filhotes, com cerca de 45 a 50 dias, junto a criadores cadastrados.
Depois, maneje-os adequadamente, com muito amor e dedicação, e não se esqueça de “ensinar” a melodia para que eles aprendam a cantar.
Toda criação deverá estar registrado no Sispass, que é o sistema de Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres.
Mas nem sempre este sistema está disponível para o cadastro de novos criadores, ou seja, você deverá ficar atento ao site do Ibama.
Quando começar a tirar os primeiros filhotes será preciso cadastrar todos em sua ficha no IBAMA, ou seja, atualizar a cada novo nascimento ou óbito em seu plantel e também fazer o anilhamento das novas aves.
Isso garantirá que seus animais silvestres estejam sempre em conformidade com as leis.
Como ensinar uma ave a cantar?
O processo deve ser feito logo nos primeiros dias da ave, com um método chamado ‘encarte’.
A forma de ensino pode ser tanto com a aproximação de uma ave mais velha, conhecido como instrutora, que canta próximo ao filhote, ou por meio de CD’s, com cantos gravados de aves instrutoras.
É importante escolher bem a ave instrutora, pois é preciso que ela cante com clareza e perfeição.
Caso você tenha mais espécies de aves em sua casa, lembre-se de separá-las, pois os filhotes podem se influenciar com os outros cantos e acabar ‘fugindo’ do seu canto natural.
Perceba que cada pássaro possui seu estilo próprio de interpretação, alguns serão mais agudos, outros mais graves, lentos ou rápidos.
O importante é que eles desempenhem toda a melodia, com as notas e a cadência correta.
Se você quiser saber mais sobre o manejo específico de cada espécie nativa, continue navegando no nosso site.
Não se esqueça de nos deixar um comentário, contando sobre a sua experiência no manejo de aves nativas.
Saiba Tudo Sobre os Pássaros Silvestres
Auto Amazon Links: No products found.