A Importância da Areia para Pássaros

A digestão dos pássaros começa na moela. Lá a contração dos músculos acaba esmagando os alimentos que são ingeridos. A areia para pássaros funciona como se fossem verdadeiros dentes. Ela irá triturar os alimentos em pedaços minúsculos, extraindo todas as vitaminas e proteínas presentes.

A Importância da Areia para Pássaros

Cuidados ao oferecer areia para pássaros

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de oferecer areia para pássaros. Não podemos pegar qualquer areia na rua e servir para nossos animais de estimação. Tem grandes chances desta areia estar contaminada com diversas bactérias e outros agentes nocivos. Isso poderá causar a morte do canário-belga, periquito-australiano, calopsita ou outras aves.

Existem diversos produtos prontos no mercado, sendo um dos mais comuns o Grit. Ele consiste em uma mistura de areia, carvão moído e farinha de ostras. A areia ou Grit devem ficar sempre a disposição na gaiola dos pássaros, mas não tem necessidade de ser em grandes quantidades.

Preparando areia para pássaros em casa

Podemos fazer em casa nossa própria areia, para isso pegue um pouco de areia e lave bem em água corrente, depois deixe secar no sol. Se possível, deixe a areia por alguns minutos no forno bem quente. Caso queira, pegue cascas de ovos, lave-as e seque bem, em seguida deixe-as torrando no forno. Tome cuidado para não queimá-las, Por fim, triture-as um pouco no liquidificador, sem deixar virar pó. Misture a sua areia com esta casca de ovo e você terá um ótimo suplemento mineral para os seus pássaros.

Muitos criadores de aves que descascam as sementes estão diminuindo o uso da areia na alimentação dos pássaros. Eles afirmam que o processo de descascar já é o suficiente para a ave conseguir fazer a perfeita digestão do alimento. Esse ainda é um ponto controverso e que não há uma resposta correta. Se você deixar a areia na gaiola, boa parte das aves irá comer, então eles possivelmente acham útil.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 3 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!