Alimentação Para Curió

A alimentação de qualquer ave em cativeiro é de exclusiva responsabilidade do dono do pássaro. Lembre-se que o curió está impossibilitado de procurar o seu próprio alimento! Tenha muita atenção com os alimentos que você coloca na gaiola. Alimento estragados ou de má qualidade podem causar doenças como a diarreia, mau empenamento e doenças respiratórias. Na natureza a alimentação para curió é composta principalmente de sementes de gramíneas, como o capim e a grama, e também de diversas frutas.

Alimentação Para curió

Principais sementes na alimentação para curió

Diariamente você pode fornecer uma boa mistura de sementes, composta por 70% de alpiste, 20% de painço branco, 10% de painço verde. Também pode ser fornecido em pequenas quantidades o painço português, senha, milheto, quirera de milho, arroz com casca, níger e aveia. Você pode fazer a sua mistura em casa ou então comprar. Elas são facilmente encontradas a preços bem acessíveis.

Ração extrusada para o curió

O uso de ração extrusada cresce a cada dia. Ela possui todos os ingredientes necessários à boa alimentação da ave. Isso faz com que ela seja altamente recomendada por especialistas, tornando-se uma excelente opção de comida para curió.

Legumes e verduras para curió

Tome muito cuidado na hora de comprar frutas e verduras para seus curiós. Sempre procure informações sobre a origem dos alimentos. Em hipótese alguma forneça algo que tenha tido contato com inseticidas ou que esteja começando a estragar. As verduras, como almeirão, chicória, espinafre, catalônia e couve, e legumes como milho, abobrinha e jiló poderão ser dados ocasionalmente, durante todas as fases da criação do curió.

Desinfetando os alimentos para curió

Uma opção muito recomendada é lavar e colocar as verduras de molho por 30 minutos. Utilize uma solução de água (98%) e vinagre (2%) para isso. Basta mergulhar os alimentos nesta água com vinagre e deixá-los lá por alguns minutos. Em seguida enxague e dê ao pássaro.

Cuidados finais com a alimentação

Não descuide da água! Ela deve ser filtrada, renovada diariamente e servida em bebedouro limpo. Você deverá reforçar a alimentação na época de reprodução dos filhotes. Desta forma você terá um casal mais forte e os filhotes terão mais chances de sobreviver. A utilização de alimento vivo, como as larvas de tenébrio, o ajudarão a ter grandes resultados.

Lembre-se ainda de escolher uma boa gaiola de curió, deixando seu pássaro mais confortável e seguro. Uma boa alimentação Para curió irá garantir a saúde e o bem estar da sua ave, então tenha uma grande atenção com este item.

Alimentação Para curió

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!