Como Criar Tenébrio-gigante

O tenébrio-gigante, cujo nome científico é Zophobas morio, é um inseto pertencente à Ordem Coleoptera e a Família Tenebrionidae. Eles são uma espécie de besouro muito comum entre pescadores e também criadores de animais de estimação. Donos de lagartos, tartarugas, sapos, salamandras, pássaros, carpas e outros animais insetívoros costumar oferecer estas iguarias. Basicamente são idênticos aos tenébrios-comuns, porém seu tamanho é muito maior.

tenébrio-gigante

Como criar tenébrio-gigante

A alimentação é composta por farelo de grãos, especialmente trigo e aveia. Ração para frangos, codornas e coelhos também são uma boa alternativa. Alguns criadores costumam colocar um pouco de levedura de cerveja na mistura. Teoricamente isso faz com que o tenébrio-gigante se desenvolva ainda mais rapidamente, porém, outros criadores dizem que esse processo faz com que as larvas fiquem mais fracas.

Você deverá colocar uma fonte de umidade no local de criação. Pedaços de batata, cenoura, abobrinha, casca de banana, maça, folhas e talos de couve ou outro alimento similar são os mais utilizados. Deixe tal fonte de umidade em cima de um pedaço de pano e sem ter contato com a ração. Isso evitará que a ração estrague, criando um ambiente ideal para fungos e bactérias, que poderão acabar com sua colônia.

Procure deixar sempre uma fonte de água disponível, trocando a cada 2 dias ou quando perceber que ela está começando a estragar. Saiba que os tenébrios-gigante devorarão uns aos outros, caso não tenham umidade suficiente para beber.

Larva tenébrio Gigante

As larvas não possuem nenhum tipo de cheiro. Já os besouros possuem uma defesa química, que é um odor forte, e poderá ser usado se forem provocados ou estressados. Eles são facilmente criados e mantidos, tornando-os ideais para serem criados em casa. Como falamos, eles podem alimentar um grande número de animais insetívoros.

Como fazer o tenébrio-gigante virar pupa?

Eles precisam de um ambiente quente e escuro para reproduzir. É recomendado mantê-los em locais com mais de 25º. O tenébrio-gigante dificilmente sairá da forma larval para virar pupa se for mantido em um recipiente com muitas outras larvas e comida abundante, recebendo contato físico constante. Mantê-lo assim normalmente é usado pelos criadores para que eles não virem pupas. Permanecendo na forma larval por mais tempo, a qual é a mais usada na alimentação dos animais de estimação ou então na pescaria.

Para forçá-los a virarem pupas e em seguida nos besouros, para que possam acasalar e botar ovos, você deverá separá-los, colocando-os em potes individuais. Você poderá utilizar copos de água descartáveis, destes normais de plástico, com um pouco de substrato em seu interior.

Tenebrio Gigante Reprodução

Passo a passo para ter pupas de tenébrio-gigante

Basta colocar os tenébrios maiores, com cerca de 5 a 6 centímetros de comprimento, com um pouco do alimento em cada copo. Deixe-os em um local escuro e quente. Com cerca de 2 semanas eles ficarão em cima do alimento e enrolados. Este é um sinal que estão entrando no estágio de pupa. A larva ficará imóvel, mexendo-se apenas se for pega. Você não precisa se preocupar, ela está viva! Apenas está “hibernando” para poder realizar a transformação.

Após virar pupa o animal permanecerá neste estágio por 11 a 17 dias. Durante esse período ele escurecerá, sinal que está ficando “maduro”, e que logo irá se transformar no besouro. Cerca de 5 dias após virarem besouros eles começam a se acasalar. Após poucos dias a fêmea irá começar a postura, sendo que normalmente cada uma bota cerca de 400 ovos. Após 7 dias os ovos eclodem, dando origem a minúsculas larvas, com cerca de 2,5 milímetros, iniciando assim um novo ciclo em sua criação.

Os cuidados básicos para criar tenébrio-gigante são fornecer uma boa alimentação, manter uma fonte de umidade e ter cuidado com qualquer tipo de mofo ou contaminação na criação.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 5 votos - Média: 4.6 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!