Aprenda a Construir uma Máquina de Limpar Sementes

Dá muito trabalho ficar soprando os potes com as sementes dos pássaros . Isso vale especialmente quando se tem muitos pássaros. Pensando nisso procuramos uma alternativa e a acabamos achando uma máquina de limpar sementes. Basicamente ela separa as sementes que ainda não foram comidas e as cascas das sementes que já foram comidas. Também irá retirar sujeiras, poeira e outros detritos.

Esse processo, para quem tem uma boa quantidade de pássaros, irá economizar tempo e também reduzirá os gastos com compra de alimentos, pois evitará muito desperdício. Mas quem tem apenas 1 ou 2 canários-belgas em casa, nem compensa fazer a máquina de limpar e soprar sementes.

Como fazer uma máquina de limpar sementes

A máquina é bem simples de ser feita. Ela é composta por uma estrutura feita em cano de PVC de 40 milímetros. Ela possui uma entrada por onde as sementes são colocadas e uma outra onde será a entrada de ar. Essa entrada poderá ser um secador de cabelos. Em baixo tem duas saídas, uma para as sementes limpas e outra para as sujas.

Esta foto e da máquina de limpar sementes desmontada e com todas as medidas dos canos, está é uma das máquinas mais simples de ser feita, mas o resultado é muito bom.

Aprenda a Construir uma Máquina de Limpar Sementes

Aqui é uma foto dela já montada:

Máquina de Limpar Sementes

Como fazer para limpar as sementes

Para separar as sementes deve-se ligar um secador de cabelos ou outra fonte de ar na “entrada de ar”, então deve-se colocar as sementes no funil e sem pressa. As sementes vão cair direto pelo cano, enquanto as cascas vão ser sopradas para o cano do outro lado e irão cair na saída de sujeira.

Uma boa separação das sementes vai depender da velocidade do vento, então se você perceber que está saindo muita sujeira junto com as sementes, aumente a velocidade do vento até perceber que só está saindo as sementes limpas, mas não estiver saindo semente alguma, ai deve-se diminuir a velocidade. É só fazer alguns testes que rapidamente dá pra regular a velocidade do ar.

Deve-se colocar um pote em cada uma das saídas, de forma a separar as sementes sujas das limpas. A máquina de limpar sementes deve ser montada em uma caixa de madeira, ou apoiada em um local firme, para que você tenha mais segurança na hora de colocar as sementes. O gasto para a construção é muito pequeno, aqui não cheguei a gastar R$12,00 uma vez que já tinha o secador de cabelos.

Materiais usados para construir uma máquina de limpar sementes

  • 2 metros de cano de PVC e 40mm
  • 2 junções Y/forquilha de 40mm
  • 2 curvas ou joelhos de 40mm
  • 1 curva grande serrada ao meio de 40mm
  • 1 funil
  • 1 secador de cabelos ou outra fonte de vento
  • 2 potes onde irão cair as sementes limpas e as cascas
  • 1 caixa para montar a maquina

Caso tenham alguma dúvida sobre o funcionamento, ou não consigam salvar a imagem, é só deixar um comentário que eu explico melhor, ou então me mandem uma mensagem por meio do nosso formulário de contato.

Peguei o projeto desta máquina no fórum do site AvesPT. O fórum é excelente, trata de todos os assuntos relacionados a pássaros. E ai, você também testou a máquina de limpar sementes aí na sua casa? Deixe uma mensagem falando sobre as dificuldades que você teve, ou se ficou com alguma dúvida.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!