Ninho de Agapornis: Qual o Melhor?

Uma forma para aumentar as chances de ter sucesso na reprodução do agapornis é fornecer para estes pássaros um ninho e material para que eles possam deixá-lo da forma que mais gostarem. Um bom ninho de agapornis deverá ser uma caixa de madeira com cerca de 25 centímetros de comprimento por 15 de altura. Para a fêmea preparar o ninho você deverá colocar folhas de palmeira, ramos de pinheiro, fibra de coco ou capim. Todos materiais devem estar secos quando forem deixados para a fêmea.

Ninho de agapornis: Qual o Melhor

agapornis adoram fazer ninho!

Os agapornis adoram construir ninhos! Eles ficam repetindo diversas vezes o processo de arrumar e desarrumar o seu ninho, até que fique do gosto do casal. Na espécie agapornis-roseicollis normalmente será a fêmea a única encarregada de construí-lo. É possível vê-la pegando e carregando o material nas penas do rabo. Por isso é de fundamental importância deixar uma boa quantidade de materiais no fundo da gaiola, de forma que ela possa pegar o que precisar.

Quando os agapornis terão filhotes?

A fêmea de agapornis normalmente cria entre os meses de agosto a fevereiro. Depois ela entrará na fase de mudança de penas, que é algo normal para os pássaros. Outra característica muito interessante dos agapornis é seu trato com o filhote. Eles são bastante protecionistas e cuidadosos mesmo após o filhote sair do ninho.

O ninho de agapornis também serve para que eles possam se proteger do frio e de correntes de vento. Isso faz com que ele seja um item muito importante em uma criação. Também vale lembrar que quanto maior o ninho melhor para os pássaros. Eles ficarão mais “confortáveis”, especialmente após o nascimento dos filhotes.

O que fazer quando os filhotes nasceram

Assim que o filhote de agapornis nasce o criador deverá ficar atento com a alimentação dos pais. Ela deverá ser reforçada. Desta forma os recém nascidos conseguirão receber uma ótima nutrição e ganharão peso rapidamente. Outro ponto importante para criadores profissionais é a colocação da anilha. Esse processo deve ser feito até o 8º dia de vida, caso contrário corre-se o risco delas não passarem mais na perna do pássaro.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 3 votos - Média: 4.7 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!